Educação bilíngue é vivenciada na EMEB Joaquim Candelário

Publicada em 19/11/2022 às 08:00

A Educação Inovadora avança cada vez mais nas EMEBs de Jundiaí, com a implementação do Programa Bilíngue na EMEB Prof. Joaquim Candelário de Freitas, pela Unidade de Gestão de Educação (UGE). Desde março de 2022, os estudantes dos primeiros anos, ao todo são cinco classes, – duas no período da manhã e três no período da tarde -, têm a oportunidade de imersão em língua inglesa na grade. A aplicação na unidade é ‘case’ para a ampliação do modelo para mais escolas, nos próximos anos.

Com a inclusão do programa bilíngue, os alunos que tinham duas horas de língua inglesa durante a semana passaram a ter cinco horas semanais de aula, ou seja, uma vez por dia as crianças se encontram em atividade de língua inglesa no cotidiano do Currículo Jundiaiense.

Nesta imagem contem a professora com cabelos curtos e óculos, camiseta com estampa floral laranja.
Alessandra Iscaro, professora de Inglês do Programa Bilíngue

“Jundiaí já conta, desde 2018, com o inglês apresentado às crianças desde os 4 anos de idade. A ampliação da grade, colocando a língua estrangeira interagindo com as demais matérias, proporciona às nossas crianças formação educação sólida, que a diferenciará na vida adulta e no mercado de trabalho”, ressalta o prefeito Luiz Fernando Machado.

O programa é desenvolvido na EMEB pela professora especialista na língua inglesa, Alessandra Iscaro. “Uma das ideias do projeto é ampliar o repertório linguístico da criança, por meio da interdisciplinaridade, tenho visto bastante evolução durante esses meses. As crianças se interessam e fazem perguntas o tempo todo”, comenta a professora.

Nesta imagem contém alunos em sala de aula com os braços erguidos, eles estavam fazendo a coreografia da música.
Música faz parte da programação bilíngue com os estudantes da EMEB Candelário

A música é uma atração especial para as crianças que aprendem a cantar em inglês e colocam em prática sua habilidade oral. “As aulas são interativas e criativas, utilizando conteúdos de outras áreas de conhecimento como ciências, história, geografia, prezando sempre pelo desemparedamento da escola e estimulando o diálogo entre as crianças e a professora. A cultura dentro da língua inglesa é um dos eixos de trabalho no Programa Bilíngue da EMEB Prof. Joaquim Candelário de Freitas”, detalha a gestora da UGE, Vastí Ferrari Marques.

Nesta imagem contém alunos sentados no chão do bosque da escola e a professora a frente deles explicando a atividade
Professora Alessandra em aula interativa no bosque da escola; alunos apredem sobre a primavera em língua inglesa, ao ar livre

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/11/19/educacao-bilingue-e-vivenciada-na-emeb-joaquim-candelario/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original