Equipe de Sorocaba visita Jundiaí para conhecer ProConsumidor

Publicada em 21/11/2022 às 16:25

Nesta segunda-feira (21), servidores do Procon de Sorocaba vieram a Jundiaí, para conhecer o Sistema ProConsumidor, um dos sistemas de registro das reclamações do órgão, que substitui o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec). Vale ressaltar que Jundiaí foi a primeira cidade do Estado de São Paulo a adotar esse sistema.

A visita foi acompanhada pela chefe do Procon de Jundiaí, Valéria Tavares, que mostrou como utilizar a ferramenta e as possíveis interações no sistema, como a triagem de reclamações, atendimento e geração de relatórios.

“Jundiaí, como pioneira na utilização em São Paulo, tem muito a ensinar sobre este sistema. Estamos de portas abertas e acredito que a interação e a troca de experiências são práticas fundamentais, uma vez que a sistematização integra as ações, harmoniza conceitos e fornece as principais informações utilizada na definição de políticas públicas”, comenta Valéria.

Servidores do Procon de Sorocaba estiveram na sede do Procon Jundiaí, nesta segunda-feira (21)

O ProConsumidor é um sistema de uso interno dos Procon’s, utilizado para registro de consulta, denúncia e reclamação. As tratativas podem ser feitas por telefone, carta ou audiência. Há prazo para o Procon finalizar os procedimentos dentro do sistema e todas as reclamações podem compor o Cadastro de Reclamações Fundamentadas (CRF), desde que haja pelo menos uma tratativa de carta ou audiência com resultado.

De acordo com a Secretaria Nacional do Consumidor (SENACON), a meta é que o novo sistema seja implantado em todos os órgãos de defesa do consumidor até 2023.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/11/21/equipe-de-sorocaba-visita-jundiai-para-conhecer-proconsumidor/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original