Saúde realiza ações preventivas contra arboviroses

Publicada em 21/11/2022 às 16:11

A equipe da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), vinculada à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), realiza atividades até sábado (26) , dentro da Semana Estadual de Mobilização Social no Combate ao Mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
 
Entre terça-feira (22) e sábado (26), a equipe estará na região central, das 9h às 16h, com a exposição “barraca educativa”, abordando o ciclo biológico do mosquito, condutas para eliminação dos criadouros e orientação sobre os sintomas das arboviroses. Já na quinta (24) e na sexta-feira (25), das 9h às 11h, serão realizadas vistorias nos imóveis do Centro, com a parceria do 12º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) Barão de Jundiahy.

Ana Lúcia ressalta a importância dos cuidados. Uma simples tampinha serve de criadouro

 “A UGPS atua dentro do programa de controle do mosquito Aedes aegypti em várias frentes, durante o ano, e agora é o momento da população ser pró ativa, e realizar uma geral em suas residências e nos locais de trabalho. Este é o momento de eliminar os criadouros, pois com a chegada do final do ano aumentam os deslocamentos das pessoas e do vírus também, facilitando assim o início da transmissão das arboviroses. Temos que eliminar os criadouros das residências, dos bairros e da cidade, assim a infestação de Aedes aegypti fica baixa e não teremos casos, com um ambiente livre de criadouros teremos mais saúde”, ressalta a biomédica da VISAM, Ana Lúcia de Castro Silva.

Juntamente com o 12º, será feito um levantamento nos imóveis da região central sobre possíveis criadouros. “É sempre importante lembrar que uma simples tampinha de garrafa serve de criadouro. Nossa atenção deve ser redobrada”, acrescenta. “O momento é agora. ”

 Em Jundiaí, neste ano, segundo o último boletim de arboviroses, foram registrados 853 casos de dengue, sendo 634 autóctones e 219 importados; 5 casos de chikungunya importados; e nenhum caso de zika.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/11/21/saude-realiza-acoes-preventivas-contra-arboviroses/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original