Cultura e Memorial do Holocausto de São Paulo buscam parceria

Publicada em 22/11/2022 às 12:56

O gestor de Cultura, Marcelo Peroni, recebeu nessa segunda-feira (21) a visita de representantes do Memorial do Holocausto e do Memorial da Imigração Judaica de São Paulo. O objetivo do encontro, realizado no Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa), foi o de aproximar as instituições e planejar parceria entre elas.

Recebida também pelo diretor do Departamento de Museus da Cultura, Paulo Vicentini, e equipe, a comitiva paulistana foi composta pelas coordenadoras educacionais do Memorial, Sarita Sarue e Ilana Iglicky, e da coordenadora de acervo, Adriana Bialski.

Peroni fez uma apresentação sobre o perfil de Jundiaí e de programas de governos, como o Cidade das Crianças, e propôs linhas sobre as quais a Cultura poderia fazer parcerias. “A Política para a Infância é uma prioridade absoluta da Prefeitura, e um de seus pilares é a escuta das crianças. Nesse sentido, podemos planejar uma ação do educativo do Memorial com o Comitê das Crianças e servidores municipais. Nossos espaços expositivos também estão disponíveis para receber mostras sobre o tema e podemos também pensar em como incluir o tema em nossos festivais, como o Enredança e o Festeju”, comentou.

No Espaço Expressa, a comitiva conheceu o Museu Ferroviário e o Arquivo Histórico municipal (foto)

Vicentini explicou como se deu a aproximação da Cultura com o Memorial. “A Cultura, por meio do Departamento de Museus, tem se debruçado sobre a pesquisa e divulgação de fatos relevantes aos Direitos Humanos e à Cultura, temas intrínsecos um com o outro. E isso tem se evidenciado nas exposições feitas pelo Departamento. Nesse sentido, nossa equipe fez uma interessante visita técnica ao Memorial na capital e agora somos agraciados com essa visita de retribuição, com o intuito de planejarmos novas ações conjuntas”.

Sarita agradeceu a recepção e elogiou as iniciativas da Prefeitura. “Encontros como este abrem importantes espaços de diálogo pela paz. Jundiaí, que muito já tem voltado o seu olhar para a Infância, também pode se tornar uma porta em direção ao interior para tratarmos do que foi o Holocausto e do regime de intolerância por trás dele, a fim de tratarmos e tornarmos um mundo menos preconceituoso e com mais empatia”, comentou Sarita, que é também pesquisadora e autora de livro sobre o autor Janusz Korczak, importante nome da literatura polonesa e mundial sobre a Infância.

No Espaço Expressa, a comitiva conheceu também o Museu Ferroviário e o Arquivo Histórico municipal, onde pôde conferir fontes documentais, como atas da Câmara Municipal e jornais do período de cobertura da 2ª Guerra Mundial. Uma nova visita do grupo está agendada para o mês de dezembro.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/11/22/cultura-e-memorial-do-holocausto-de-sao-paulo-buscam-parceria/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original