“Aprendiz Social” forma nova turma de jovens da rede socioassistencial

Publicada em 23/11/2022 às 08:31

Em cerimônia no auditório do Ciesp, no início da semana, foi realizada a formatura de mais uma turma do “Aprendiz Social”, programa desenvolvido pela Siemens e Associação Espro e que, por meio de formação prática e teórica, tem como foco o desenvolvimento e a formação profissionais de jovens.

Entre os 22 aprendizes formados, 06 foram incluídos no programa após seleção da empresa entre jovens encaminhados pela Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UAGDS).

Para esta turma, o curso teve duração de 15 meses, período em que, com carga horária diária de seis horas. Além das formações junto aos diversos setores da empresa, os jovens também tiveram aulas de temas diversos, como Gestão Empresarial, Inglês, Informática e Língua Brasileira de Sinais (Libras), mediados de forma voluntária por colaboradores da empresa.

Representando o prefeito Luiz Fernando Machado, a gestora da UGADS, Maria Brant, agradeceu a parceria de anos com a empresa. “Este ano retomamos os encontros do Fórum de Aprendizagem Profissional para a inclusão de jovens e adolescentes por meio da lei de aprendizagem. E um dos nossos objetivos é a sensibilização das empresas, pois se elas não abrirem suas portas para os jovens com nosso perfil, os esforços do Poder Público seriam em vão. Nesse contexto, agradecemos e parabenizamos a Siemens, por já colocarem em prática esta abertura de que precisamos para que essa lei seja cumprida”.

Maria ressaltou a importância da parceria com a empresa

Participaram da cerimônia de formatura a diretora de Recursos Humanos da Siemens Energy, Dione Yamamoto, que representou o CEO da empresa, André Clark; o presidente da Siemens do Brasil, Pablo Fava; a CFO da Siemens Mobility, Marisilvia Mattedi; a gerente-executiva geral da Siemens Healthineers, Adriana Santos; e a analista de sustentabilidade sênior da empresa, Lívia Viana.

Uma das jovens formandas encaminhadas pela UGADS foi a Layane Alves, de 21 anos. Moradora do jardim Vista Alegre, ela acessa serviços do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Norte (antigo Cras Vista Alegre) e ela pôde contabilizar, ao longo do curso, uma série de aprendizagens e de desafios superados.

“Eu já tinha passado aqui em frente, mas nunca imaginei as dimensões globais da empresa e que algum dia eu faria parte dela. E aqui participei, na ‘Energy’ – segmento que fabrica transformadores de alta tensão – de execuções e projetos de verdade e onde aprendi muita coisa. Foi também um período de muita superação, pois meu marido faleceu ano passado e precisei passar a dar meu máximo, enquanto mãe, para o meu filho Luigi, hoje com dois anos. Mas contei com o apoio da família, do Cras e da empresa para chegar até aqui. Agora tenho a ‘Siemens’ marcada em meu currículo e esse nome ‘Siemens’ marcado, e sei a importância disso para o mundo do trabalho”, comentou Layane.

Segundo Layane, período foi marcado por aprendizagens e superações

Nos próximos dias, a Siemens poderá contratar entre os aprendizes para que sejam efetivos na empresa. “Em janeiro de 2023, uma nova turma inicia no programa, que contará com formação técnica em parceria com o Sebrae. Dos 17 jovens encaminhados para seleção pela UGADS, oito serão integrados como aprendizes, subindo para cerca de 50% do total indicado”, acrescentou Maria.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/11/23/aprendiz-social-forma-nova-turma-de-jovens-da-rede-socioassistencial/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original