Novembro Azul mobiliza população no Parque Linear

Publicada em 23/11/2022 às 16:12

Para marcar a campanha Novembro Azul, que chama a atenção para a saúde do homem, o Centro de Convivência, Cultura, Trabalho e Geração de Renda (CECCO), vinculado à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), reuniu mais de 50 pessoas nesta quarta-feira (23) em uma palestra de conscientização, seguida por caminhada no Parque Linear Gonçalo de Souza e Espaço Família Pet, no Parque da Represa. A ação contou com a parceria das equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) da Clínica da Família Hortolândia, do Centro de Testagem e Aconselhamento em IST/HIV (CTA) e da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL).

“A ideia é sensibilizar sobre a importância da prevenção da saúde do homem, tanto na questão das ISTs (Infecções Sexualmente Transmissível), como na de doenças crônicas e não transmissíveis, como o câncer de próstata, e convidá-los a hábitos de vida saudável, pensando na promoção da saúde”, ressaltou a gerente do CECCO, Fernanda Torres Apollonio.

A caminhada foi marcada por muita animação

Além de receber as orientações, os participantes puderam fazer autoteste para HIV/AIDS, a partir da Campanha Fique Sabendo do CTA. “Uma vez na vida, pelo menos, é importante que as pessoas realizem testes de HIV e Sífilis. Levamos esse conhecimento para vários públicos, focados na prevenção. Por serem doenças silenciosas, muitos não sabem que são portadores. Diagnosticando, evitamos novas transmissões”, comentou a gerente do CTA, Maria de Lurdes Munhoz.

A animação tomou conta dos participantes. Entre os mais empolgados estavam os comerciantes José Martins dos Anjos, de 83 anos, e Ivonete Francisca de Souza, de 77 anos.

“Eu faço várias atividades no CECCO e hoje arrastei o meu marido”, brincou Ivonete. “Gostei bastante da palestra e da caminhada em grupo. Fui orientado pelo médico a fazer atividade física, mas faltava o pontapé inicial. Estou começando hoje com o pé direito. Esse evento foi muito bom”, contou José.

O casal Ivonete e José aprovou a atividade

Novo grupo
A ação também estartou a nova atividade do CECCO: alongamento seguido de caminhada no Parque, às quartas-feiras, com início às 8h. O equipamento ainda oferta Ginástica Corporal, Chi Kung, Meditação, Auricoloterapia, Zumba, Arteterapia, entre outras atividades coletivas. Para participar, não é necessário encaminhamento. Mensalmente, é divulgada a programação das práticas, dos encontros e das oficinas. O serviço fica na rua Benedito Sérgio de Oliveira, 220. O atendimento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/11/23/novembro-azul-mobiliza-populacao-no-parque-linear/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original