Agenda Cultural: final de novembro movimentado na cidade

Publicada em 25/11/2022 às 17:37

O último final de semana de novembro em Jundiaí está com diversas ações e atrações culturais programadas pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC), que contemplam diversos públicos e grande parte delas com entrada gratuita.

Moradores da região da Agapeama terão no domingo (27) das 10h às 13h, no Centro Esportivo Antonio de Lima, as ações do Projeto Cultura nos Bairros com contação de histórias, teatro e circo, ou as brincadeiras que serão desenvolvidas na quadra do centro esportivo e na rua Benedito Souza Costa, totalmente fechada e sinalizada para as atividades.

Agapeama recebe Cultura nos Bairros neste domingo(27) com atrações para baixinhos e altinhos

A entrada e todas as atividades propostas são gratuitas. Além das atrações culturais programadas, o público contará também com as delícias gastronômicas por conta dos permissionários do Varejão Noturno e o artesanato com os artistas do programa “Jundiaí feito à mão”, que estarão instalados no bolsão de estacionamento do Centro Esportivo.

PROGRAMAÇÃO

10h00 – HISTÓRIAS FABULOSAS – com a atriz Rosangela Torrezin- Projeto Tá Na Hora- Teatro/ Livre / 35 minutos.

10h40 – CIRCO PARQUE – com Trupe Pling! – Espetáculo interativo com números circenses – 40 minutos.

11h30 – CADÊ MINHA CASA? AS AVENTURAS QUE VIVEMOS EM NOSSO LAR – Contação de Histórias/Livre – 45 minutos – com Roseli Elisabeth Arl Schnell Pizarro e Elaine Aparecida Alves.


12h30 – SE EU FOSSE UM PEIXINHO – Contação de Histórias/Literatura/Livre – 30 minutos – com Cia Uni Verso & Prosa.


Projeto Ruas de Brincar com intervenções da Cia. Grifo de Teatro com Chuvas de Poemas e brincadeiras lúdicas com Amorah –  das 10h às 13h, na quadra do centro esportivo e na rua em frente ao Centro Esportivo.

Mas a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) programou outras ações para atender todas as faixas etárias, com atrações gratuitas, e nos mais diferentes segmentos culturais, para assim divulgar artistas locais, ou as ações culturais realizadas pela própria comunidade.

Confira a programação de cada equipamento cultural neste final de semana:

Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa)

Neste final de semana o local fica aberto apenas para os grupos previamente agendados para seus ensaios e reuniões.  

O Espaço Expressa está localizado na avenida União dos Ferroviários, 1.760, Centro. Informações: 4589.6800

Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot

Para marcar o encerramento da programação da sexta edição da ZumbiTeca, acontece nesta sexta-feira (25), a partir das 19h, no auditório da Biblioteca “Bate-papo Literário: Afrodescendência na Literatura Brasileira” – O autor Plínio Camilo comanda um bate-papo com o objetivo de refletir sobre as origens negras na Literatura Brasileira e como ela é reconhecida na contemporaneidade. Entrada gratuita.

Já no sábado (26), das 11h às 12h, o ilusionista William Seven apresenta a história adaptada do belíssimo texto de Rubem Alves: “A menina, a gaiola e a biblicleta”.  William Seven ilustra com efeitos sonoros e ilusionismos uma contação de história mágica. A entrada é gratuita e não há necessidade de inscrição.

William Seven neste sábado (26), na Biblioteca

Os frequentadores da Biblioteca Nelson Foot poderão utilizar os serviços das sessões de Pesquisa e Circulante normalmente como poderão visitar três exposições atualmente montadas nos espaços da BNF: Trabalhos dos alunos do Ateliê Celandroni, “ Urbanidade Negra” e “Recicla Aí”.

A Biblioteca está localizada na avenida Dr. Cavalcanti, 396 – Complexo Argos, Vila Arens. A entrada é gratuita e o horário de atendimento durante a semana é das 9h às 21h e aos sábados e feriados das 9h às 13h.  Mais informações 4527.2110.

Fábrica das Infâncias Japy

A Fábrica das Infâncias Japy recebe neste final de semana as apresentações para o público infanto-juvenil.

Dia 26 (sábado) – 10h30 –  entrada gratuita apresentação da “Art no Ar – Dança e Circo”, com o espetáculo “FAYS – a Vida das Fadas. Quatro acrobatas se dividem em cena para mostrar a beleza da vida das Fadas, em um mundo mágico em que todos voam, encantados pelos poderes do pó de pirlimpimpim, tudo embalado por músicas celtas e muita magia, e apresentações de Tecido Acrobático e acrobacias de solo.

Dia 27 (domingo) – 10h30 – entrada gratuita –  “Conferência dos Pássaros e outras histórias voadoras”, com Duda Ohoe. Numa história súfi do século XII, voando com todos os pássaros do mundo chegamos ao kamishibai com ilustrações de aquarela. Dessa vez, embarcamos numa incrível jornada em busca da sabedoria dos poetas! Acompanhada de instrumentos musicais peculiares, narrativas epopeias e momentos especiais vindos das mais misteriosas terras do mediterrâneo.

A Fábrica Japy está localizada na rua Lacerda Franco, 175, Vila Arens. Mais informações 4521.0971. Entrada gratuita com horário de funcionamento no sábado e domingo é das 9h às 13h.

Museu Histórico e Cultural de Jundiaí

O Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão, bem como seu jardim, estão fechados para a visitação do público. No local funcionários trabalham na desmontagem da exposição “Patrimônios Culturais de Jundiaí” e montagem da infraestrutura necessária para receber a tradicional exposição de presépios, que todos os anos abrilhanta as comemorações do aniversário de Jundiaí e do Natal no Centro.

A reabertura do espaço acontecerá dia 01 de dezembro, com a exposição dos presépios que ficará aberta à visitação do público, com entrada gratuita, até o dia 06 de janeiro, Interessados em participar da Exposição de Presépios deverão entrar em contato com o setor administrativo do Museu, na rua Barão de Jundiaí Barão de Jundiaí, 762, Centro, e mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4521-6259.

Museu Ferroviário

Reaberto em setembro deste ano o Museu Ferroviário está totalmente reformulado e reformado. No local o visitante poderá conferir a exposição: “Ferrovias… muito além dos trilhos”, que, dividida em duas salas, é uma homenagem às contribuições da ferrovia e dos ferroviários, tanto no mundo, como no Brasil e em Jundiaí.

Museu Ferroviário guarda história do desenvolvimento no Estado

Por meio de documentos, fotos, réplicas e painéis interativos, a exposição visa narrar não só a importância da ferrovia para o desenvolvimento local e mundial, como também a importância de seus trabalhadores e trabalhadoras.

O Museu Ferroviário está localizado na avenida União dos Ferroviários, 1.760 – Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa). Aberto de terça-feira a domingo, (inclusive nos feriados) das 10h às 17h. Entrada gratuita. Mais informações: 4589.6800

Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes

Este é o último final de semana para o visitante conferir a exposição “Vera Lucchini: Esculturas”, onde a artista retrata com suas obras em mosaico a força e a dor das mulheres, o machismo e a pressão social. A mostra tem classificação etária de 14 anos.

Últimos dias para visitar a exposição Vera Lucchini: Esculturas

A artista nos últimos 25 anos vem se dedicando a um trabalho em pequenas peças que vai juntando nas bonecas. Mosaicos em padrões belíssimos se juntam a tintas, cabelos, tecidos, plásticos, bordados. Cada trabalho com sua peculiaridade, mas sempre trazendo os detalhes que fazem parte do universo feminino, porém apresentado de maneira cruel, dolorida, cortante, perturbadora. Impossível olhar passivamente para as obras.

Ainda na Pinacoteca, estão em exposição os trabalhos que compõe a série: “Isto não é uma cadeira”, da artista Silvia Ruiz que propõe ir além do primeiro dilema entre o signo “cadeira” e sua possível forma representada bidimensionalmente. A artista coloca em jogo o movimento de representação da representação. A cadeira representada por artistas ao longo da história da arte é matéria-prima para a investigação da artista no campo da gravura. 

Sábado e domingo a Pinacoteca espera pelo público

Outra possibilidade ao vistante será a de conferir as exposições montadas com as obras de sua reserva técnica, como as obras de Diógenes Duarte Paes, Élvio Santiago e Inos Corradin.

A Pinacoteca está localizada na rua Barão de Jundiaí, 109, Centro e está aberta para visitação de terça-feira a domingo das 10h às 17h, inclusive nos feriados. Entrada gratuita. Mais informações 4568.2326.

Teatro Polytheama

No palco do Polytheama neste final de semana, o destaque fica para o Concerto Astra Finamax, em sua 24ª edição, com a apresentação da Orquestra Jovem de Guarulhos, com “ Cartoon e Games em Concerto”, no sábado (26), às 18h30, com uma palestra educativa sobre a apresentação da noite e às 20h o concerto. Ingressos 10 reais e classificação indicativa, livre.

Polytheama tem recebido grandes plateias a cada apresentação

Para o domingo (27), apresentação do espetáculo “Tempo”, da Academia Premiere, no gênero Dança. Um espetáculo que irá “viajar” por diversas dimensões e aspectos do tempo, além de refletir sobre as nuances da existência. Estamos numa era extremamente urgente, rápida e ansiosa. A mente humana está a cada dia mais agitada e estressada, a paciência e tolerância estão se tornando escassas. Se o computador demora para responder é motivo de irritação, uma atividade que não pareça interessante facilmente se torna insatisfação e tédio.

O espetáculo irá dialogar com o público por meio de reflexões sobre escolhas, fases da vida, uso do tempo e mostrará que muito do que fazemos pode ser feito no tempo que achamos suficiente para apreciarmos a vida e tudo o que ela nos traz, sejam sabores, cores ou sentimentos. Somente quando reconhecemos essa cadência e deixamos de lado o descompasso entre o tempo que queremos e o que precisamos é que nos aproximamos verdadeiramente de nós mesmos e do caminho que nos fará feliz.

A bilheteria on-line do Teatro é pela plataforma Sympla. Já a bilheteria física funciona de terça a sexta-feira, das 10h às 20h. Aos sábados, domingos e feriados, a bilheteria funciona somente se houver espetáculo programado. Das 10h às 17h ficam disponíveis os ingressos da agenda cultural em geral. Já a partir desse horário, ficam disponíveis somente os ingressos do espetáculo programado para o dia. O Teatro Polytheama está localizado na rua Barão de Jundiaí, 176, Centro. Mais informações no 4586-2472.

Galeria de Artes Fernanda Milani (anexa) ao teatro Polytheama

Até o dia 20 de dezembro, o público poderá conferir a exposição “ Cinco últimos eclipses vistos da terra”, da artista Carlota Mason Albejante, que trará suas pinturas, realizadas a partir de fotografias.

Entrada gratuita e pode ser visitada de terça a sexta-feira das 9h às 12h e das 13h às 17h; e aos sábados das 10h às 13h

Pracinha da Cultura do Vista Alegre

Nesta sexta-feira (25), tem sessão de cinema do projeto Super Tela, a partir das 19h, com entrada gratuita. O filme desta semana é “Pinóquio”, que tem classificação indicativa Livre. A entrada é por ordem de chegada e são 40 lugares.

A Pracinha da Cultura do Vista Alegre (antigo CEU das Artes , fica narua Cabo Edvaldo Quirino Santana, 46-110.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos Prefeitura/divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/11/25/agenda-cultural-final-de-novembro-movimentado-na-cidade/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original