Contra as arboviroses, VISAM e soldados do GAC realizam ação no Centro

Publicada em 25/11/2022 às 07:30

Iniciada na manhã de quinta-feira (24) e prossegue nesta sexta-feira (25), ação para orientação e combate às arboviroses na região central. Comércios e residências foram vistoriados, em uma força-tarefa realizada pela equipe da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), vinculada à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), com o apoio de 30 soldados do 12º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) Barão de Jundiahy. A ação integra a Semana Estadual de Mobilização Social no Combate ao Mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Além da busca de possíveis criadouros do mosquito, o foco da iniciativa orienta para os cuidados necessários, principalmente com a chegada dos períodos mais quentes e mais chuvosos, época em o ciclo do mosquito (ovo, larva, pupa e mosquito adulto) pode se completar em sete dias.

Equipes da VISAM e soldados do GAC entraram em todas as lojas para orientar e verificar possíveis criadouros

“A eliminação dos recipientes que podem acumular água é a forma eficiente de combater o vetor transmissor das arboviroses. Ao longo do ano, percorremos várias regiões da cidade e, neste momento, estamos enfatizando as orientações no Centro por ser um local de grande circulação de pessoas, com imóveis grandes e antigos. É importante iniciarmos agora a eliminação dos criadouros para que, no próximo verão, tenhamos um ambiente livre do mosquito. As arboviroses são doenças graves e que podem levar ao óbito”, ressalta a biomédica da VISAM, Ana Lúcia de Castro Silva.

A operadora de uma loja de cosméticos Adriana Mian fez questão de mostrar toda a área externa do prédio para a equipe. “É uma excelente ação que chega ao comércio também. Não podemos deixar acontecer. Temos que prevenir o problema”, observou.

Proprietário de um dos estabelecimentos na rua Barão de Jundiaí, Eduardo Martins, também ressaltou a importância do trabalho. “Não temos área externa, mas recebemos orientações importantes. Vou repassar para os funcionários, para que fiquem de olho em suas casas. Temos que nos precaver para não ter uma nova onda de doenças que vai nos prejudicar. ”

Martins vai multiplicar as informações recebidas

Programação
Nesta sexta-feira (25), as vistorias continuam no Centro, das 9h às 11h. Ainda dentro da programação da Semana Estadual, a VISAM prossegue até sábado (26) com a “barraca educativa”, na praça Governador Pedro de Toledo, que aborda o ciclo biológico do Aedes aegypti, condutas para eliminação dos criadouros e orientação sobre os sintomas das arboviroses.

Em Jundiaí, segundo último balanço, 2022 acumula 853 casos de dengue, sendo 634 autóctones e 219 importados; 5 casos de chikungunya importados; e nenhum caso de zika.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/11/25/contra-as-arboviroses-visam-e-soldados-do-gac-realizam-acao-no-centro/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original