Guarda Municipal completa 73 anos com entrega de homenagens no CIESP

Publicada em 25/11/2022 às 11:07

Com uma corporação moderna e estruturada, a Guarda Municipal de Jundiaí completou, nesta quinta-feira (24), 73 anos de existência. Formado por cerca de 200 pessoas, o auditório do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) de Jundiaí recebeu a solenidade que anualmente ocorre com a entrega de honrarias (Medalha Vasco Antônio Venchiarutti aos guardas que se destacaram em 2022) e ainda a entrega de diploma Mérito Amigo da GMJ. O evento teve intérprete de LIBRAS da própria GMJ.

O vice-prefeito de Jundiaí, Gustavo Martinelli destacou os investimentos feitos na corporação e  as obras em andamento como a nova sede da GMJ e a construção na nova base do Canil no bairro do Medeiros. “A Guarda Municipal de Jundiaí completa 73 anos com muitos investimentos feitos pela administração (cerca de 60 milhões) que inclui a construção da nova sede da GMJ na Vila Rami com previsão de término no final de 2023 e ainda o Canil no bairro do Medeiros previsto para estar pronto no primeiro semestre de 2023. Os investimentos contemplam ainda a contratação de novos guardas”, detalhou Martinelli.

A Gestora de Segurança Municipal (UGSM), coronel Carla Basson, reforçou as capacitações e iniciativas da Unidade relacionadas à motivação e aos valores da instituição. “Desde 2021, estamos investindo em trabalhos humanizados para os guardas, buscando motivar o profissional que tem no seu dia a dia uma carga de estresse muito grande, sem contar os inúmeros cursos de capacitação em outras cidades para que a qualidade do atendimento à população seja cada vez melhor. Estamos com uma equipe forte na UGSM para buscar cada vez mais investimentos para segurança pública municipal”, destacou.

DESCRIÇÃO DE IMAGEM: auditório do Ciesp estava lotado por integrantes de corporações de segurança do município e de outras instituições
Solenidade contou com a tradução em libras

Homenagens

Foram homenageados 31 guardas municipais com a medalha Vasco Antônio Venchiarutti e 25 diplomas de Mérito Amigo da GMJ às pessoas que contribuíram ao longo do ano com a instituição. O comandante da GMJ, Benedito Marcos Moreno celebrou a quantidade de ocorrências atendidas pela GMJ em que os guardas foram homenageados. “Os trabalhos foram incríveis, exigindo alto grau de comprometimento e profissionalismo dos guardas”, comentou.

O trabalho integrado da GMJ com outras forças de segurança e guardas da região também foi destacado pelo comandante que frisou as ações conjuntas realizadas na cidade. “Não fazemos nada sozinhos,. Estamos numa cidade que é cercada por outros municípios com excelentes corporações que nos ajudam constantemente a combater a violência e prestar serviço de qualidade aos munícipes”, reforçou Moreno.

Em 2022, cerca de 20 mil atendimentos foram feitos pela GMJ, que vão desde ocorrências policiais até orientações resolvidas pelo telefone 153 Emergência. Também neste ano foram recuperados quase 150 veículos que possuíam queixas de furto e roubo.

Ainda segundo os números, são monitorados diariamente pelo Centro de Controle Operacional da GMJ, quase 700 mil veículos que entram e saem do município pelas câmeras instaladas na cidade.

Para encerrar a solenidade, foi cantado, pelos guardas de Jundiaí, o hino da GMJ.

Estiveram presentes a gestora da Unidade de Educação, Vastí Ferrari Marques, os vereadores, Antonio Carlos Albino, Edicarlos Vieira, Juninho Adilson e Daniel Lemos, representando a Delegacia Seccional compareceu o delegado da Polícia Civil, Dr Florisvaldo Silva Santos,  a diretora-presidente da Escola de Gestão Pública Municipal, professora Clara Magalhães, gestores de segurança de Cabreúva e Várzea Paulista, comandante da Guarda Civil de Campinas, representantes da Polícia Rodoviária e guardas municipais de Jundiaí, Paulínia e Campinas.

Mais fotos podem ser conferidas no Flickr da Prefeitura de Jundiaí.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/11/25/guarda-municipal-completa-73-anos-com-entrega-de-homenagens-no-ciesp/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original