Debea realiza mutirão de castração de pets no São Camilo

Publicada em 26/11/2022 às 16:16

O Departamento de Bem-Estar Animal (Debea), ligado à Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), realizou mais um mutirão de castração de gatos e cães, dessa vez na EMEB Deodato Janski, para a população que reside no Jardim São Camilo, com um total de 206 animais, todos agendados antecipadamente. Foram castrados 41 felinos machos e 48 fêmeas, 50 caninos machos e 67 fêmeas.

Somente no primeiro semestre de 2022 foram realizadas 1.235 castrações. O último mutirão deste ano ocorrerá na sede do Debea, no dia 19 de dezembro. A castração gratuita tem como objetivo evitar o descontrole populacional dos animais, além de reduzir o índice de abandono.

Tutores que fizeram o agendamento prévio levaram seus pets para o mutirão deste sábado

“Os tutores de cães e gatos interessados em castrar seus animais de estimação gratuitamente podem fazer o cadastro pelo site da Prefeitura de Jundiaí ou pelo aplicativo APP Jundiaí, no serviço Cadastro de Animais para Castração. Podem ser inscritos fêmeas e machos de cães e gatos, com idades entre três meses e oito anos, e peso acima de um quilo e meio”, lembrou Tania Genaro, responsável pelo mutirão.

O serviço promovido em bairros tem o intuito de descentralizar a ação, facilitando o acesso dos tutores em várias regiões da cidade. No mutirão deste sábado foram castrados inicialmente os gatos, acomodados em caixas de transporte, logo no período da manhã. Na sequência, os procedimentos foram realizados nos cães.

Tamires e seu gato Catfish: iniciativa proporcionou tranquilidade aos moradores da região
Bethoven e sua tutora Conceição: muito amor, atenção, cuidado e alegria

Conceição Melquides, 65 anos, levou seu cão Bethoven, que não cabia em si de alegria por conta do passeio e contato com outras pessoas. “Ele é um amor, muito brincalhão, ainda com 4 meses, apesar do tamanho. A castração gratuita é um cuidado que os animais precisam e deve ser valorizada pelos tutores”, enfatizou a moradora. Já sua nora Tamires Valentim, 21, compareceu com o gato Catfish, de 3 anos. “Ainda não tínhamos tido a chance de castrar e quando fiquei sabendo, já fiz o agendamento. Uma tranquilidade”.

Assessoria de Imprensa

Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/11/26/debea-realiza-mutirao-de-castracao-de-pets-no-sao-camilo/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original