Palestra inicia programação para enfrentamento à violência contra as mulheres

Publicada em 26/11/2022 às 10:44

Uma palestra com o tema “O trabalho em rede como instrumento de proteção à violência contra a mulher” deu início, na tarde desta sexta-feira (25), à programação proposta pela Prefeitura para os “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” deste ano.

O encontro no auditório da Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot contou com a participação especial da assistente social e doutora em serviço social Eloísa Gabriel dos Santos, reunindo servidores de diversas Unidades de Gestão da Prefeitura, além da Patrulha Guardiã Maria da Penha da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), conselhos tutelares, conselhos municipais e integrantes de ONGs.

“Encontros como este auxiliam para agregar conhecimento e auxiliar nesta tarefa pouco fácil de reverter uma questão cultural milenar, que é o patriarcalismo”, comentou Penha Camunhas Martins, assessora de Políticas para as Mulheres, do Núcleo de Articulação de Políticas Públicas da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), que compartilhou com os presentes as diversas iniciativas da Prefeitura para o enfrentamento à violência contra as mulheres, como a Patrulha Guardiã Maria da Penha.

Tema do encontro foi a importância do trabalho em rede como instrumento de combate à violência e de proteção da vítima

O diretor do Departamento de Proteção Social Especial da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Luiz Guilherme Camargo, falou da importância da Casa Sol, abrigo destinado às vítimas sob ameaça de morte. “Dos mais de 5,5 mil Municípios brasileiros, Jundiaí faz parte do restrito grupo de pouco mais de 140 Municípios que dispõem de abrigos como a Casa Sol para o acolhimento dessas vítimas”, apresentou Luiz Guilherme, acompanhado da coordenadora do serviço, Sileni dos Santos. “Sem contar o trabalho em grupo para reflexão com os autores de violência, pelo projeto ’Por Onde Andei’, da UGADS”, acrescentou.

Eloísa fez uma apresentação sobre o histórico da abordagem do tema, a importância da Lei Maria da Penha (nº 11.340/2006) e reforçou a importância do trabalho em rede. “Comunicação, intersetorialidade e interdisciplinaridade são elementos fundamentais para que o serviço articulado pelo Poder Público para o enfrentamento à violência contra as mulheres seja efetivo. E isso não vem por decreto, mas do olhar de todos os agentes envolvidos”, resumiu Eloísa, que há pouco mais de um ano presta consultoria para a Casa Sol.

Mais programação
A programação deste ano segue com atividades temáticas gratuitas. Na terça (29), a partir das 9h, também na Biblioteca, será realizada uma palestra sobre o projeto “Por Onde Andei”, da UGADS. Na quinta (30), às 11h30, será a vez da palestra “Economia Social, Trabalho e Empregabilidade”.

Na quinta (01), às 7h30, será realizada uma palestra sobre a violência contra mulheres com deficiência ou idosas no cenário pós-pandemia, no complexo esportivo Aramis Polli, na vila Hortolândia. Na terça (06), o Parque Linear do Parque da Represa recebe uma caminhada a partir das 8h. E no sábado (10), Dia dos Direitos Humanos, será realizado no Sesc, a partir das 15h, uma conversa mediada por Guga Almeida, do Movimento Aliados, sobre diversidade sexual e garantia de direitos.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/11/26/palestra-inicia-programacao-para-enfrentamento-a-violencia-contra-as-mulheres/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original