Campanha Fique Sabendo chega à 19ª edição e oferta testes para HIV e Sífilis

Publicada em 27/11/2022 às 10:08

O Centro de Testagem e Aconselhamento em IST/HIV (CTA) da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) realiza a 19ª edição da Campanha Fique Sabendo, até o dia 9 de dezembro. A ação, em todo o Estado, visa promover o acesso à testagem e ao diagnóstico de HIV e Sífilis, viabilizando tratamento precoce nos serviços de saúde, além de reforçar as medidas de prevenção ao HIV e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

Entre os dias 28 de novembro e 9 de dezembro, a testagem será oferecida no CTA em horário ampliado: de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, com exceção dos dias de jogos do Brasil, quando o serviço funcionará em horário especial, seguindo o Decreto Municipal nº 31.872, de 15 de setembro de 2022.

Ao longo do mês, as equipes ainda farão ações em equipamentos de saúde e a distribuição de folhetos em estabelecimentos comerciais. Também será promovida a 2ª Edição da Exposição “O tempo não para”, que traz uma linha do tempo com registros históricos e epidemiológicos sobre HIV/AIDS no Brasil e no Mundo. A mostra será no Paço Municipal, com abertura quinta-feira – 1º de Dezembro – Dia Mundial de Luta contra a AIDS, às 14h.  

O CTA, durante a campanha, amplia o horário de atendimento para a realização de exames

“A Campanha Fique Sabendo, aliada às mobilizações do Dia Mundial de Luta contra a AIDS , é uma oportunidade de ampliar o debate sobre a doença, bem como seus impactos tanto na vida do portador como da sociedade. Aproveitamos e reiteramos para a população o quanto é importante uma vez na vida, pelo menos, a realização de testes de HIV e Sífilis, doenças silenciosas e que acometem muitas pessoas sem que elas saibam. A partir do diagnóstico, evitamos novas transmissões”, ressalta a gerente do CTA, Maria de Lurdes Munhoz.

Neste ano, a mobilização do Dia Mundial de Luta contra a AIDS também integra as ações dos 16 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra mulheres, promovidas pela Assessoria de Políticas Públicas para Mulheres, vinculada a Unidade de Gestão da Casa Civil.

Cenário
Em Jundiaí, em 2021, foram registrados 109 casos de pessoas com HIV na cidade. Neste ano, são 50 casos (sujeito à mudança, conforme apuração dos dados da Vigilância Epidemiológica). A concentração está na faixa etária de 20 a 40 anos, que corresponde a 51,80%.

Dados do Ministério da Saúde de 2020 apontam que mais de 40 mil novas infecções por HIV têm acontecido por ano no Brasil, nos últimos 10 anos. O País soma 1.011.617 de casos de AIDS notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) de 1980 até junho de 2020.

“Todos estes dados apontam para a importância da ampliação de estratégias para o acesso facilitado à testagem, diagnóstico, prevenção e assistência ao HIV, sífilis e outras IST. A luta contra a AIDS é um compromisso conjunto, é um pacto contra o preconceito, a discriminação, pelo acesso e direitos universais à prevenção e à assistência”, acrescenta Maria de Lurdes.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/11/27/campanha-fique-sabendo-chega-a-19a-edicao-e-oferta-testes-para-hiv-e-sifilis/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original