Ação Campo Limpo faz recolhimento de embalagens de defensivos, no dia 2

Publicada em 28/11/2022 às 08:48

Numa parceria entre a Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) da Prefeitura de Jundiaí, com a Prefeitura de Louveira, Associação Agrícola de Jundiaí, Associação dos Produtores de Louveira e a Cooperativa Nossa Senhora das Vitórias, será realizada no dia 2 de novembro, das 8h às 14h, mais uma edição do Campo Limpo, iniciativa que tem o objetivo de recolher embalagens de defensivos agrícolas e encaminhar para o descarte adequado. A ação é gratuita ao agricultor.

No ano passado, 12,9 mil embalagens foram recolhidas. “O programa auxilia o produtor rural a fazer o correto descarte. Com isso, além de reduzir os riscos para as pessoas e a contaminação do meio ambiente, o agricultor ainda fica dentro das legislações vigentes”, lembra o gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez.

DESCRIÇÃO DE IMAGEM: foto de profissionais vestidos com equipamento de proteção individual, fazendo a seleção das embalagens de defensivos agrícolas para descarte adequado
Programa Campo Limpo terá recolhimento de embalagens no dia 2 de dezembro

“Vale lembrar que, além de ficarem quites com a legislação, os produtores de Jundiaí que quiserem participar do Programa Municipal de Apoio ao Cultivo Protegido em 2023, terão que apresentar o comprovante de devolução correta das embalagens dos defensivos”, declara a diretora do Departamento de Agronegócio, Isabel Harder.

Após a coleta, o material é encaminhado para o processo de reciclagem, que resultará em mais de 30 produtos para diversos usos, principalmente para fins industriais como artefatos para construção civil, indústria automotiva, artefatos para indústria energética, novas embalagens e tampas para defensivos agrícolas, entre outros.

Como entregar?

Os produtores rurais devem fazer a tríplice lavagem e entregar as embalagens em condições de serem encaminhadas para o posto de reciclagem. Em caso de dúvidas, eles podem entrar em contato pelos telefones 11 4589-8581/8872.

Confira os passos para a tríplice lavagem:

  • Esvaziar totalmente o conteúdo da embalagem no tanque do pulverizador.
  • Adicionar água limpa à embalagem até ¼ do seu volume.
  • Tampar bem a embalagem e agitar por 30 segundos.
  • Despejar a água de lavagem no tanque pulverizador.
  • Realizar a limpeza na embalagem três vezes.
  • Inutilizar a embalagem plástica ou metálica, perfurando o fundo.

A pessoa responsável pela lavagem deve utilizar os equipamentos de segurança individual (EPI) tais como luvas, avental, máscara e óculos de proteção.

A Cooperativa Nossa Senhora das Vitórias está localizada na Rodovia Vereador Geraldo Dias, 7.913, no Corrupira.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/11/28/acao-campo-limpo-faz-recolhimento-de-embalagens-de-defensivos-no-dia-2/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original