Divisão Florestal da GMJ recebe treinamento na Mata Ciliar

Publicada em 29/11/2022 às 17:09

Com o objetivo de capacitar e aprimorar os guardas da Divisão Florestal que atuam na Serra do Japi, a Mata Ciliar realizou, neste mês de novembro, um curso de Identificação, Captura e Legislação sobre animais domésticos e peçonhentos. Cerca de 30 guardas que atuam diariamente na Serra do Japi participaram do curso.

A veterinária da Mata Ciliar, Karine Ferreira, ressalta que é importante ter uma única linguagem para o manejo e captura dos animais. “Tivemos inicialmente uma parte teórica, falando sobre materiais de contenções, como agir na hora de realizar uma captura e ainda o projeto da Mata Ciliar, depois, fez o manejo de serpentes, mamíferos e aves, atividades constantes praticadas pela Guarda Municipal de Jundiaí”, disse.

DESCRIÇÃO DE IMAGEM:  dois guardas municipais fardados da equipe de Divisão florestal seguram uma cobra com as mãos, enquanto recebem orientações de veterinário na Mata Ciliar
Equipes da GM receberam treinamento na Mata Ciliar sobre manejo de fauna

O inspetor Paulo Henrique Munhoz, responsável pela Divisão Florestal da GMJ, reforça o trabalho intenso da GMJ na captura de animais silvestres em escolas e residências. “Temos muitos chamados de captura de animais, seja em escolas ou residências. São capivaras, ouriços e gambás que saem de seus habitats para procurar comida. Se estão feridos, levamos para a Mata Ciliar, caso contrário, soltamos na Serra do Japi”, comenta o inspetor.

Segundo números da GMJ, foram capturados de janeiro até outubro deste ano, 356 animais silvestres, sendo que 10% deles foram capturados no Centro e Anhangabau.

A Mata Ciliar atende diversos municípios, oferecendo cursos de capacitação aos profissionais que trabalham nas ruas e têm contatos com animais.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/11/29/divisao-florestal-da-gmj-recebe-treinamento-na-mata-ciliar/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original