Prevenção do Câncer Bucal será tema de ações do programa Bom Motorista

Publicada em 29/11/2022 às 17:51

Para fechar 2022, o programa Bom Motorista realizado pela Unidade de Gestão de Mobilidade e Transportes (UGMT) irá promover ações de prevenção ao câncer de boca, em parceria com os profissionais de Odontologia da Unidade de Gestão de Promoção de Saúde (UGPS).

Durante a programação, no mês de dezembro, a Equipe de dentistas da UGPS irá ministrar uma palestra educativa com o tema: “Saúde Bucal – Câncer de Boca – Diagnóstico e Prevenção”, dentro de um ônibus itinerante, adaptado especialmente para treinamentos, com TV e Wi-Fi, para projeção das imagens de pessoas com câncer bucal.

Na sequência, ainda no ônibus, motoristas e cobradores poderão fazer o exame bucal, que é rápido e tem o resultado na hora. Quem apresentar lesões suspeitas será encaminhado para exames complementares no Centro de Especialidade Odontológico.

A ação será estendida aos usuários do Sistema Integrado de Transporte Público (Situ) que quiserem participar.

“Nós, do Programa Bom Motorista, juntamente com a Equipe da Saúde adaptaremos um espaço no ônibus, com mesa e poltrona, para a realização dos exames. Toda a prevenção é muito importante. Em estágio inicial, o câncer de boca é silencioso e não apresenta sintomas. É recomendada a realização do exame preventivo uma vez ao ano”, explica a coordenadora do programa Bom Motorista, Tânia Cristina Pires Bueno.

Palestra deste mês de setembro será sobre câncer bucal

Os participantes das palestras e exames ganharão um kit com escova de dente e uma caneta do Programa.

Ao longo deste ano, vários temas importantes foram abordados no Programa Bom Motorista da UGMT. Em julho foi ministrada a palestra: “Reeducação Alimentar”, pela coordenadora do Programa e nutricionista Tânia, além de distribuição de kits de frutas. Também foram realizadas ações para conscientizar sobre “Direção Defensiva – com Agente de Trânsito” e “Saúde Mental – com a equipe de Psicologia do Caps.

Datas e Locais

• 01/12 (quinta) – manhã e tarde – Terminal Hortolândia

• 05/12 (segunda) – manhã e tarde – Terminal Cecap

• 06/12 (terça) – manhã e tarde – Terminal Eloy Chaves

• 07/12 (quarta) – tarde – Terminal Rami

• 08/12 (quinta) – manhã e tarde – Terminal Vila Arens

• 19/12 (segunda) – manhã e tarde – Terminal Central

• 21/12 (quarta) – tarde  – Terminal Colônia

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/11/29/prevencao-do-cancer-bucal-sera-tema-de-acoes-do-programa-bom-motorista/