“Espaço Cultura”: Live desta quarta (30) apresenta sete novos projetos artísticos

Publicada em 30/11/2022 às 11:05

A Live: “Espaço Cultura” uma iniciativa da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) realizada semanalmente pela Diretoria de Cultura, às quartas-feiras, com transmissão nos canais da UGC, no Facebook e YouTube, das 16h às 17h, chega neste dia 30, com sete novos projetos artísticos contemplados em 2021 pelos editais municipais da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, dos cerca de 210 selecionados.

Na oportunidade, será apresentado para artistas e outros trabalhadores de Cultura, bem como para o público em geral, os projetos dos artistas Leandra Carvalho do Espírito Santo (Artes Visuais), André Luís de Lima (Artes Visuais), Clarina Ana Fasanaro (Audiovisual), Giovana Falcade (Dança), Lissandra Rocha Pereira (Dança), Carmen Silvia Pereira (Literatura) e Thayron Gil Lima (Música).

Segundo o diretor de Cultura, João Carlos de Luca, a proposta das lives  é a cada encontro disponibilizar os projetos contemplados, não só para divulgar os artistas e suas propostas, mas também promover o intercâmbio entre artistas de segmentos diferentes, gerando assim, uma reflexão atualizada da produção cultural em Jundiaí.

Os projetos

Leandra Carvalho do Espírito Santo – “Disponível” – Making of do projeto de instalação pública realizada em Jundiaí. Vídeo inédito que apresenta o processo de desenvolvimento da instalação pública “Disponível”, desde sua concepção até sua realização, passando pelos esboços do projeto, até a interação do público com a obra no local. O objetivo do vídeo é aproximar o público, da profissão do artista visual, explicando de forma didática as atividades que devem ser realizadas para a concretização de um projeto de artes visuais para locais públicos.

– André Luís de Lima – “Marfim” –  O vídeo é uma ode aos elefantes e um grito de liberdade, desses animais que são aprisionados em circos e zoológicos ou mortos em seus habitats que, assim como nós, animais domesticados que somos, não querem mais viver suas vidas enjaulados num ciclo de acrobacias para garantir a sobrevivência

– Clarina Fasanaro – “Quem vai resolver? ” – O vídeo trata da produção de um vídeo clipe da música Quem vai resolver? de autoria da cantora e compositora, apresentando todas as fase do processo criativo, desde os ensaios, a escolha de figurinos e até a captação de imagens para compor o clipe.

– Giovana Falcade – “Revelando Momentos” – O projeto “Revelando Momentos” traz através da dança uma autorreflexão sobre a perda da nossa essência com a chegada da vida adulta. A bailarina contará essa história utilizando expressões da dança contemporânea ao visitar vários momentos de sua infância contidos em seu álbum de fotografias.

– Lissandra Rocha Pereira – “Um Dia Daqueles” –  Voltando para o público em geral, o vídeo traz o cotidiano projetado através da dança. Usando além dança, iluminação e música, para trazer emoção ao público. A artista mostra em seu trabalho que todos enfrentamos dias difíceis, dias que talvez nem deveríamos sair de casa. Rotinas corridas, mil compromissos, deveres obrigações… correria.

– Carmen Silvia Pereira –  “Contos Ciganos e outros gêneros”. –  A proposta da artista é apresentar em forma de leitura os “Contos Ciganos” e outros contos de sua autoria dentro da temática da magia, ficção, romance e suspense. (Vídeo com classificação indicativa sugerida para 18 anos)

– Thayron Gil – “Guitarra Jazz” – É impossível tratar a guitarra jazzística como algo singular, pelo contrário, é algo muito plural. A sua execução envolve uma técnica apurada, junto a Chord Melody e Improvisação. Para abordar este tema tão complexo, o guitarrista Thayron Gil preparou a execução de guitarra solo de clássicos temas do Jazz. Com duração de aproximadamente 20 minutos foram selecionados três temas de grandes nomes dessa linguagem. O objeto do projeto é a valorização da música instrumental, além da divulgação e popularização do gênero, também mostrar que o artista da cidade de Jundiaí também faz parte desse universo.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/11/30/espaco-cultura-live-desta-quarta-30-apresenta-sete-novos-projetos-artisticos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original