Agenda Cultural está repleta de atividades para todas as idades

Publicada em 01/12/2022 às 13:18

O clima de Natal em Jundiaí já pode ser percebido em vários pontos da cidade com as decorações natalinas e luzes ganhando as fachadas das residências, dos condomínios, das lojas e dos shoppings.  A “Terra da Uva” se preparou para comemorar os festejos deste final de ano.

A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) também está em ritmo de festa e elaborou uma extensa programação cultural para todo o mês de dezembro, mês também, em que se comemora o aniversário de Jundiaí: 366 anos em 14 de dezembro.

Circuito Natal Luz 2022 vai movimentar o centro da cidade no período de festas natalinas

A programação será aberta já nesta quinta-feira (01) com a cerimônia de lançamento oficial no Centro,  a partir das 19h, do Circuito Natal Luz Jundiaí 2022,. As atrações são uma iniciativa da Prefeitura de Jundiaí em parceria com a Associação Comercial Empresarial (ACE), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomercio) e a Catedral Nossa Senhora do Desterro.

Durante todo o mês apresentações diversas serão realizadas na área central da cidade. A programação pode ser conferida no site jundiai.sp.gov.br/circuitonatalluz/

Mas tem muito mais Cultura acontecendo na cidade. Confira:

Biblioteca Nelson Foot (BNF)

Dentro da sua programação semanal para crianças e seus cuidadores, a Biblioteca Nelson Foot (BNF) promove neste sábado (03) duas atividades gratuitas em seus espaços: das 10h às 11h, uma Oficina de Enfeites Natalinos, com a artesã Neide Pillekamp. A atividade é totalmente gratuita e voltada para o público infantil a partir de quatro anos. São 25 vagas, que serão preenchidas por ordem de chegada.

Enfeites Natalinos na Oficina da Biblioteca no sábado ( gratuita)

Já das 11h às 12h, a Cia. Universo & Prosa realiza uma contação de história com base em um dos capítulos do livro do autor Ricardo Azevedo “ O Chute que a bola levou”. Nessa releitura a contadora de histórias Sueli Patelli e o ator Rodrigo Moraes apresentam-se com muita graça e divertimento, envolvendo a plateia a participar de todo o espetáculo.

Os frequentadores da Biblioteca Nelson Foot poderão utilizar os serviços das sessões de Pesquisa e Circulante normalmente como poderão visitar três exposições atualmente montadas nos espaços da BNF: Trabalhos dos alunos do Ateliê Celandroni, “ Urbanidade Negra” e “Recicla Aí”.

A Biblioteca está localizada na avenida Dr. Cavalcanti, 396 – Complexo Argos, Vila Arens. A entrada é gratuita e o horário de atendimento durante a semana é das 9h às 21h e aos sábados e feriados das 9h às 13h.  Mais informações (11) 4527-2110.

Espaço Expressa

Neste domingo (04), na Sala Jundiaí, a partir das 19h e com entrada gratuita acontece o Ensaio Aberto Teatral e Roda de Conversa com os atores da peça “Empreteceu a Consciência”, um projeto de parceria entre Akuenda (movimento Negro), Núcleo Renascem (Cia. Teatral) e Rede Emancipa (Movimento Social de Educação Popular).

O projeto nasce a partir de uma conversa da Rede Emancipa com o Núcleo Renascem de se pensar uma peça para o mês da consciência negra reproduzindo o trabalho do Teatro Experimental do Negro encabeçado pelo mestre Abdias Nascimento, a história da peça “Empreteceu a Consciência” se dá a partir da vivência dos atores negros que trazem suas experiências nas relações sociais, profissionais, educacionais.

No Espaço Expressa tem Ensaio Aberto Teatral e Roda de Conversa no domingo (04)

O texto aborda questões como consciência racial, colorismo, privilégios da branquitude, passabilidade, ancestralidade entre outros temas e conceitos importantes na luta antirracista. Após o espetáculo acontece a Roda de Conversa.

Vale lembrar que o acesso à Sala Jundiaí, do Espaço Expressa será por ordem de chegada. A capacidade é para 150 pessoas.

O Espaço Expressa está localizado na avenida União dos Ferroviários, 1.760, Centro. No local há estacionamento gratuito. Informações: (11) 4589-6800

Fábrica das Infâncias Japy

A Fábrica das Infâncias Japy recebe neste final de semana mais duas programações culturais voltadas para o público infantojuvenil, promovida pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC) pelo programa municipal Cidade das Crianças. As atrações têm entrada gratuita e são voltadas para crianças de quatro a onze anos.

Contação de Histórias com Origamis, neste sábado(03)

Neste sábado (03), a partir das 10h30, “Histórias contadas com origamis”, com a oficineira Irene Tanabe, que preparou como tema para esta apresentação “Lendas Orientais”. Com o apoio de origamis, Irene irá narrar histórias, segredos, crenças e temores transmitidos de geração em geração pelo tradicional e milenar povo oriental, aguçando a imaginação do público por meio de seus animais lendários e seus seres fantásticos. A atração de duração de até 60 minutos e é indicada para o público em geral.

Já no domingo (04), também a partir das 10h30, a programação traz a coreógrafa Paula Agnello, apresentando “Feliz, alegre e forte”, resultado do seu trabalho baseado nos estudos de “Baby Fusion”, uma proposta que transforma a maternidade e a paternidade em música e dança, por meio de uma metodologia de dança e movimentos corporais que podem ser vivenciados na gestação e até os 12 meses dos bebês.

Uma atividade para pais e seus bebês, na Fábrica Japy neste domingo (04)

“Feliz, alegre e Forte” é uma apresentação artística de mães, pais e bebês cheia de amor e conexão com pais dançando com os seus bebês nos carregadores “sling” e mochilas ergonômicas. 

A Fábrica Japy está localizada na rua Lacerda Franco, 175, Vila Arens. Mais informações (11) 4521-0971. Entrada gratuita com horário de funcionamento no sábado e domingo é das 9h às 13h.

Museu Ferroviário

O mais novo espaço cultural da cidade passou por revitalização completa, com manutenção do piso, pintura, instalação de iluminação cênica, além da reorganização e higienização do acervo, o Museu Ferroviário foi reaberto em setembro de 2022, com a exposição: “Ferrovias… muito além dos trilhos”, que, dividida em duas salas, é uma homenagem às contribuições da ferrovia e dos ferroviários, tanto no mundo, como no Brasil e em Jundiaí.

Um passeio pela História da ferrovia no estado de São Paulo, no Museu Ferroviário

Por meio de documentos, fotos, réplicas e painéis interativos, a exposição visa narrar não só a importância da ferrovia para o desenvolvimento local e mundial, como também a importância de seus trabalhadores e trabalhadoras.

O Museu Ferroviário está localizado na avenida União dos Ferroviários, 1.760 – Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa). Aberto de terça-feira a domingo, (inclusive nos feriados) das 10h às 17h. Entrada gratuita. Mais informações: (11) 4589-6800.

Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão
O Museu recebe a tradicional exposição de presépios, já a partir do primeiro dia de dezembro, e este ano deverá contar até 500 representações do nascimento do menino Jesus, nos mais diversos tamanhos, materiais e interpretações, como o famoso presépio rodante caipira, o presépio africano e mini presépios gentilmente emprestados por colecionadores, para citar alguns exemplos.

Além do andar térreo, a exposição este ano irá se estender para as novas salas expositivas do andar inferior, ao redor dos jardins. Outra novidade será também que os jardins voltarão a receber a encenação de Presépio Vivo, no período noturno durante a semana, à tarde aos sábados e pela manhã aos domingos.

Ainda nos jardins, duas atrações que fizeram sucesso no ano passado estarão de volta: uma delas é a montagem de um túnel luz para a interação dos visitantes e publicação das fotos em redes sociais. E a outra será a reabertura, no período noturno, do portão dos jardins que dão acesso à rua Rangel Pestana.

A exposição de presépios segue até o dia 06 de janeiro. Até o dia 23 de dezembro, o Museu fica aberto de segunda a sexta-feira, das 10h às 21h, e aos sábados e domingos, das 10h às 17h. Já entre os dias 26 de dezembro e 06 de janeiro, o espaço fica aberto de segunda-feira adomingo, das 10h às 17h.

O Museu está localizado na rua Barão de Jundiaí, 762, Centro (Calçadão). Mais informações pelo telefone (11) 4521-6259.

Pinacoteca

Na Pinacoteca neste período de Natal ficará em cartaz a exposição “Papais Noéis”, com as mais diversas interpretações, em distintos materiais, do famoso bom velhinho. O acervo e curadoria são do artista Alex Roch e irá ocupar uma das salas do andar térreo.

Na Pinacoteca Papais-Noéis ganham destaque em exposição

Ainda na Pinacoteca, estão em exposição os trabalhos que compõe a série: “Isto não é uma cadeira”, da artista Silvia Ruiz que propõe ir além do primeiro dilema entre o signo “cadeira” e sua possível forma representada bidimensionalmente. A artista coloca em jogo o movimento de representação da representação. A cadeira representada por artistas ao longo da história da arte é matéria-prima para a investigação da artista no campo da gravura. 

Outra possibilidade ao visitante será a de conferir as exposições montadas com as obras de sua reserva técnica, como as obras de Diógenes Duarte Paes, Élvio Santiago e Inos Corradin.

Nesse período a Pinacoteca poderá ser visitada de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h30, e aos domingos, das 10h às 17h. Além da exposição, o visitante poderá conferir nas sacadas do prédio apresentações de duos e trios musicais durante o período noturno.

A Pinacoteca está localizada na rua Barão de Jundiaí, 109, Centro. Entrada gratuita. Mais informações (11) 4568-2326.

Polytheama

O teatro recebe nesta sexta-feira (02), às 20h, o espetáculo de stand up “Benignismo” com Igor Guimarães. A classificação etária é de 14 anos. Os ingressos para todos os setores do teatro custam 90 reais.

Igor Guimarães se apresenta na sexta-feira(02), no Polytheama

No sábado (03), às 20h, a apresentação da Cia. Canto Vivo, com o espetáculo de canto coral “ A Soma de Nossas Vozes”, com regência de Cláudia de Queiroz. Os ingressos custam 10 reais para todos os setores do teatro.

Para o domingo (04), a Escola de Dança Dancers, apresenta seu espetáculo de final de ano “ Do Outro Lado do Mundo”, dento da programação do Projeto Vitrine da Dança da Unidade de Gestão de Cultura. Os ingressos custam de 45 a 65 reais, dependendo do setor do teatro.

Os ingressos para as apresentações do Polytheama podem ser adquiridos na bilheteria do teatro ou pela internet na plataforma Sympla. O Teatro Polytheama está localizado na rua Barão de Jundiaí, 176, Centro. Mais informações no (11) 4586-2472

Galeria de Arte Fernanda Perracini Milani (anexa ao Polytheama)

Até o dia 20 de dezembro, o público poderá conferir a exposição “ Cinco últimos eclipses vistos da terra”, da artista Carlota Mason Albejante, que trará suas pinturas, realizadas a partir de fotografias.

Entrada gratuita e pode ser visitada de terça a sexta-feira das 9h às 12h e das 13h às 17h; e aos sábados das 10h às 13h.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/12/01/agenda-cultural-esta-repleta-de-atividades-para-todas-as-idades/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original