Sábado tem Campanha de Prevenção do Câncer de Pele

Publicada em 01/12/2022 às 14:14

No sábado, dia 03 de dezembro, acontece a Campanha Nacional de Prevenção ao Combate do Câncer da Pele, sob organização das professoras da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) e dermatologistas, Célia Xavier Moraes e Juliana Arêas. A expectativa é a distribuição de 500 senhas por ordem de chegada ao Ambulatório da Faculdade de Medicina de Jundiaí, na Rua Francisco Telles, 222, Vila Arens.

Os atendimentos serão exclusivamente voltados para câncer da pele. Médicos dermatologistas realizam a campanha com o objetivo de orientar a população e detectar pré-câncer e câncer da pele. Trata-se de uma parceria entre Sociedade Brasileira de Dermatologia, Serviço de Dermatologia da Faculdade de Medicina de Jundiaí e a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde.

Em Jundiaí, o trabalho é realizado há mais de 20 anos e nesse período mais de 10 mil pessoas já foram atendidas por esta instituição. Na última campanha presencial em 2019 foram atendidas em média 500 pessoas, sendo que 20% destas pessoas apresentaram de lesões pré-malignas ou malignas.

DESCRIÇÃO DE IMAGEM: Profissional médico observa, com o uso de uma lupa, a pele das costas de uma pessoa branca, com várias pintas escuras
Ação para detecção de câncer de pele é realizada há 20 anos

Para as dermatologistas, a data é mais uma oportunidade para conscientizar a população quanto à importância da identificação precoce do câncer da pele e da implementação diária de medidas fotoprotetoras. “A ação faz parte do #DezembroLaranja, mês de prevenção ao câncer da pele”, explicam as médicas.

São pelo menos 60 pessoas envolvidas nos atendimentos, entre professores, alunos e funcionários. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer da pele é o câncer mais frequente no Brasil e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país. Possui bom prognóstico se detectado em sua fase inicial.

Agenda
Data: 03/12/2022 (sábado)
Local: Ambulatório da Faculdade de Medicina de Jundiaí – Rua Francisco Telles, 222, Vila Arens.
Horário: Das 8h às 14h

Orientações:
NÃO é necessário encaminhar a GRCR (Guia de Referência e Contrarreferência);
A ação é EXCLUSIVA para suspeita de Câncer da Pele (ação do Dezembro Laranja);

Assessoria FMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/12/01/sabado-tem-campanha-de-prevencao-do-cancer-de-pele/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original