Programa Campo Limpo auxilia na coleta das embalagens de defensivos agrícolas

Publicada em 02/12/2022 às 13:29

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo de Jundiaí (UGAAT) promoveu nesta sexta-feira (2), mais uma edição do Programa Campo Limpo, com o objetivo de fazer a coleta para o descarte correto das embalagens vazias de defensivos agrícolas. A ação auxilia os produtores rurais locais, uma vez que são poucos os locais que recebem esse tipo de embalagem.

O evento é realizado em parceria com a Associação Agrícola de Jundiaí e a Associação dos Produtores Rurais de Louveira “O programa auxilia o produtor rural a fazer o correto descarte em Jundiaí, sem a necessidade de se deslocar para outros municípios. Com isso, além de reduzir os riscos para as pessoas e a contaminação do meio ambiente, o agricultor ainda fica dentro das legislações vigentes”, lembra o gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez.

Neste ano, mais uma vez foi realizada a parceria com a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), que esteve presente no local para a realização de exames gratuitos de rotina, como medição da pressão, autoteste HIV, teste de diabetes e avaliação da saúde bucal.

Embalagens de defensivos agrícolas são recolhidas por funcionário usando máscara para descarte correto
Embalagens de defensivos agrícolas são recolhidas para descarte correto

O produtor rural Natale Donati Neto, de 81 anos, que tem sua propriedade no bairro da Roseira, foi um dos que aproveitaram a ocasião para sair com os exames em dia. “Na nossa propriedade temos uva, caqui, maracujá doce, lichia e pêssego. Esse programa nos ajuda muito com o descarte das embalagens, e melhor ainda é sair sabendo que estamos com a saúde em dia”, comenta. Todos os exames do seu Natale estavam normais.

Para fazer a coleta itinerante das embalagens, o Departamento de Agronegócio disponibiliza profissionais credenciados e treinados para receber o material. Na data do evento, os agricultores devem se responsabilizar a levar as embalagens vazias.

Seu Natale recebe medição da pressão pelo equipe da UGPS
Seu Natale recebe medição da pressão pelo equipe da UGPS

Após a coleta, o material é encaminhado para o processo de reciclagem, que resulta em mais de 30 produtos para diversos usos, principalmente para fins industriais como artefatos para construção civil, indústria automotiva, artefatos para indústria energética, novas embalagens e tampas para defensivos agrícolas, entre outros.

Foto da embalagem do Autoteste da HIV, colocado à disposição dos visitantes
Autoteste da HIV foi colocado à disposição dos visitantes

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/12/02/programa-campo-limpo-auxilia-na-coleta-das-embalagens-de-defensivos-agricolas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original