Exposição ‘Zoo Urbano 3’ é inaugurada na Mundo das Crianças

Publicada em 03/12/2022 às 15:57

A exposição Zoo Urbano, que estará pelos próximos meses no Mundo das Crianças, foi aberta com a presença do prefeito Luiz Fernando Machado realizou, na manhã deste sábado (3). Ao todo, são 10 esculturas de animais construídas a partir de material reciclado feitos por diferentes artistas, que pregam a reciclagem e a preservação do meio ambiente.

Um dos destaques é o “Gato Salem”, inspirado no gato da série Sabrina, Aprendiz de Feiticeira. O felino foi produzido a partir de 116 km de fitas VHS que foram retiradas do lixo.

Outra atração é a Onça Angra, feita 100% em metal, que é a única escultura que será doado ao parque e permanecerá exposta permanentemente. As obras gigantes geram, além de diversão, um grande impacto aos visitantes e, por serem feitas com materiais reciclados, proporcionam reflexões quanto a transformar o lixo em obra de arte.

O apelo ambiental é a principal característica da exposição. Algumas esculturas foram feitas com a utilização de materiais reciclados fornecidos pelo Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol) de Jundiaí.

Lui Fernando visita a Onça Angra, que ficará de maneira permanente no Mundo das Crianças
Luiz Fernando visita a Onça Angra, que ficará de maneira permanente no Mundo das Crianças

“Trouxemos estas obras ao Mundo das Crianças com o objetivo de criar gerações que respeitem o meio ambiente. Nossas crianças aprendem desde cedo a importância da preservação ambiental e a responsabilidade que todos temos neste processo”, comenta o prefeito Luiz Fernando.

A exposição ficará no Mundo das Crianças até março do ano que vem e todas as esculturas serão feitas de materiais reciclados, muitos deles interceptados do lixo e ressignificados pelos artistas brasileiros Bel Borba (pássaro), Betto Damasceno (anta), Sueli Parisi (gato), Subtu (macaco), Renê Muniz (peixe), Rita Caruzzo (beija-flor), Fernando Berg (capivara), Jota. C (teiú) e Fábio Souza (onça parda e arara).

“Para nós foi uma grata surpresa poder expor nossas obras em um parque tão bonito quanto este. Fomos muito bem recebidos por todos e com certeza este é o lugar mais bonito em que já estivemos. Hoje, trouxemos 10 esculturas, mas temos um número de mais de 50 obras já expostas em outras ocasiões”, comenta Sueli Parisi, diretora geral do projeto.

Autoridades são recebidas na casa da árvore do Mundo das Crianças
Zoo Urbano 3 é oficialmente inaugurado no Mundo das Crianças

Assessoria de Imprensa

Fotos: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/12/03/exposicao-zoo-urbano-3-e-inaugurada-na-mundo-das-criancas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original