Cultura lança o novo cadastro para artistas, mais moderno e completo

Publicada em 06/12/2022 às 18:32

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), lançou oficialmente nessa segunda-feira (05) o novo Cadastro de Artistas, ferramenta on-line que serve como banco de dados para contratações de artistas locais e para planejamento de atividades e políticas públicas voltadas à classe artística jundiaiense.

ACESSE O CADASTRO DE ARTISTAS

O anúncio abriu a programação de entregas e lançamentos da Prefeitura em comemoração pelo aniversário de 366 anos de Jundiaí. Entre as novidades estão os lançamentos do Jardim do Trânsito no Mundo das Crianças, da Rota da Cerveja Artesanal, do site e da revista “Jundiaí a melhor cidade do Brasil”; as entregas do novo Currículo Jundiaiense, do Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI), da Área da Infância no entorno da Fábrica das Infâncias Japy, da inauguração da nova iluminação cênica dos viadutos da Ponte São João e Nove de Julho; além de novidades importantes no ramo da Saúde, como a entrega da nova ala de Saúde Mental do Hospital São Vicente de Paulo.

O lançamento do novo Cadastro foi realizado no auditório da Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot, pelo gestor de Cultura Marcelo Peroni realizando uma apresentação aos artistas e mostrando como eles devem fazer para manter seus dados sempre atualizados no Cadastro da Prefeitura. Desenvolvido pela Companhia de Informática de Jundiaí (CIJUN) e lançado em 2017, o Cadastro conta atualmente com mais de 1800 inscritos, cujas demandas e sugestões foram consideradas para a revisão do conteúdo.

Mais de 40 artistas compareceram ao lançamento do novo cadastro durante apresentação do gestor Marcelo Peroni
Mais de 40 artistas compareceram ao lançamento do novo cadastro

“Buscamos dar agilidade ás nossas ações e ter um cadastro que seja mais completo, com login e senha para os artistas e com informações mais completas. Sempre digo que não temos como realizar políticas culturais sem dados e sem saber quem é essa classe artística. Esse cadastro nos permite entender melhor quem são os artistas, onde eles estão e a área de atuação de cada. É a tecnologia ajudando o artista a ter mais políticas para a sua categoria na cidade”, explica o gestor Marcelo Peroni.

Peroni também comenta que a atualização é muito importante para o desenvolvimento do Plano Municipal de Cultura e para a contratação dos artistas para a próxima Festa da Uva, que acontece em janeiro de 2023. Peroni apresentou também a página Espaço do Artista do site da Cultura, onde estão concentradas as orientações importantes para os artistas, com os links mais utilizados pelo segmento, como para o site do Jundiaí Empreendedora.

Claudinei Duran é músico há mais de 40 anos em Jundiaí, e aprovou a modernização. “Um dos principais pontos é essa classificação dos artistas de acordo com a sua área de atuação. Meu foco por exemplo, são as composições instrumentais e saber as características de cada um é fundamental para o direcionamento a locais e públicos mais indicados”, comenta.

Entre os aprimoramentos estão as novas funcionalidades para alteração de dados e recuperação de senha por parte do usuário, a vinculação automática de dados do cadastro para a inscrição em novos projetos, o acréscimo de integrantes em projetos de bandas e grupos. Além de mais intuitivo e interativo para o usuário, o Cadastro também trará praticidade para a Prefeitura, pois irá facilitar o mapeamento dos artistas, por segmento e região, otimizando também as contratações e o planejamento de políticas públicas.

O músico Claudinei Duran em entrevista no Biblioteca Nelson Foot
O músico Claudinei Duran aprovou as mudanças e a modernização do cadastramento

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/12/06/cultura-lanca-o-novo-cadastro-para-artistas-mais-moderno-e-completo/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original