Violência doméstica é tema abordado pela GMJ para alunos da rede estadual

Publicada em 06/12/2022 às 11:16

Com o objetivo de levar o tema “Violência Doméstica” a diversos setores da sociedade, a equipe da patrulha Guardiã Maria da Penha, programa do Ministério Público que é executado pela Unidade de Gestão de Segurança Municipal/Guarda Municipal de Jundiaí, realizou na última semana, palestras e rodas de bate papo com alunos do ensino médio da Escola Estadual Paulo Mendes Silva.

De forma voluntária, os guardas que integram a patrulha transmitiram, de forma simples, aos alunos como é o trabalho da GM nas fiscalizações das medidas protetivas. “Abordamos toda lei Maria da Penha e principalmente como é o passo a passo da GMJ nas rondas e fiscalizações das medidas protetivas. É importante que todos saibam, inclusive os adolescentes que as mulheres vítimas têm com quem contar”, disse a guarda feminina Regiane Arenhardt, integrante do programa.

Cerca de 60 alunos participaram da roda de conversa e outros 600 em diversos períodos,  foram beneficiados com as palestras dos guardas. “Eles transmitiram didaticamente os conhecimentos e experiências vividas ao longo desses três anos de programa. É um tema importante com um trabalho sensacional”, disse a professora Maria Vitorino, da escola estadual.

DESCRIÇÃO DE TEXTO:  alunos sentados em cadeiras recebem orientações de Guardas Municipais sobre violência doméstica
Guarda Municipal realiza palestra em Escola Estadual de Jundiaí

“Com a criação do programa, as vítimas estão tendo mais coragem em denunciar o agressor. As denúncias devem ser feitas pelo canal 153 da GMJ”, destaca a subinspetora Adriana Camargo, chefe da equipe da GMJ, que reforçou a missão e o compromisso do programa no combate à violência doméstica. Adriana reiterou ainda a participação importante da Assessoria de Políticas Públicas para as Mulheres com sua atuação intersetorial.

Também integram a rede de atendimento, a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) e diversas Unidades de Gestão da Prefeitura como Saúde e Assistência Social, por meio de termo de cooperação técnica firmado em julho de 2019 entre o Ministério Público do estado de São Paulo e a Prefeitura de Jundiaí.

Números do programa

Segundo a Guarda Municipal de Jundiaí, que é o órgão que executa as ações encaminhadas pelo Ministério Público, foram realizadas pela Patrulha Guardiã, nestes três anos, aproximadamente 32 mil ações em prol das vítimas de violência doméstica ou familiar em Jundiaí.

De acordo com a Patrulha Guardiã Maria da Penha, estão ativas 135 medidas protetivas com rondas e fiscalizações constantes das equipes da GMJ às vítimas.

De janeiro a novembro, foram realizadas pelo programa, 11 palestras, entre elas, escolas, empresas e órgãos municipais.

DESCRIÇÃO DE TEXTO:  alunos sentados em cadeiras formando um círculo recebem orientações de Guardas Municipais sobre violência doméstica
Equipes da GMJ apresentam temas sobre a violência doméstica para estudantes da rede Estadual

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/12/06/violencia-domestica-e-tema-abordado-pela-gmj-para-alunos-da-rede-estadual/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original