DNIT finaliza retirada do primeiro lote de itens ferroviários leiloados

Publicada em 07/12/2022 às 14:46

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) finalizou na tarde desta terça-feira (06) a retirada do primeiro lote de itens vinculados à ferrovia e armazenados no Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa) e que haviam sido arrematados em leilão on-line realizado em setembro pelo órgão atrelado ao Ministério da Infraestrutura.

Apesar de se tratar de materiais sem interesse ou valor históricos ou culturais e de serem propriedades integral do DNIT, a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) acompanhou todo o processo, desde a escolha dos itens, o diálogo com as associações de preservação do patrimônio ferroviário, a ciência das tramitações com o Ministério Público e as Polícias Militar e Civil, além de todo o processo de remoção das peças, iniciada em outubro.

Retirada dos últimos itens deste lote foram retirados pelas equipes nessa terça-feira (06)

“Vale ressaltar que, apesar de não serem itens de propriedade do Município, a UGC participou de todo o processo, pelo bem da transparência dos atos do Poder Público e pela salvaguarda de itens que preferimos manter sob a nossa tutela. Com foco na ocupação cultural do Espaço Expressa, a retirada desses itens traz novas possibilidades, programações e investimentos para esta ocupação”, comentou o diretor do Departamento de Gestão do Espaço Expressa da UGC, William Paixão.

Por se tratar de materiais pertencentes ao DNIT, o valor oriundo do leilão é destinado integralmente ao órgão federal, sem destinação ao Município. Entre os itens de Jundiaí arrematados no leilão estavam máquinas de tipografia, balanças, armários, vagões, blocos de motores, estruturas de ferro e madeira, cilindros de freios, além de locomotiva elétrica da extinta Fepasa.

O leilão realizado pelo DNIT em setembro envolveu diversos Municípios paulistas. Todos os itens que compunham o conjunto de bens armazenados em Jundiaí foram arrematados por interessados.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/12/07/dnit-finaliza-retirada-do-primeiro-lote-de-itens-ferroviarios-leiloados/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original