EGP promove Café Inclusivo do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Publicada em 07/12/2022 às 12:35

Para comemorar o Dia das Pessoas com Deficiência, em 03 de dezembro – data internacionalmente celebrada pelas Organização das Nações Unidas -, foi realizado na terça-feira (06), no auditório Sandro Vaia da Escola de Gestão Pública (EGP) de Jundiaí, o Café Inclusivo do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Com Deficiência. 

Cerca de 40 pessoas entre elas, representantes de entidades, de setores da prefeitura e das pessoas com deficiência, acompanharam a abertura do evento que teve a presença do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Com Deficiência, Filipi Azevedo de Lima, da diretora-presidente da Escola de Gestão Pública – EGP, profª Clara Magalhães, da presidente do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência, Letícia Peres Farias Françoso e do Gestor da Casa Civil – UGCC, Dr Gustavo Maryssael de Campos. A Escola de Gestão disponibilizou uma intérprete de LIBRAS para a tradução.

Representando o prefeito Luiz Fernando Machado, dr Gustavo Maryssael destacou o cuidado da administração municipal com a inclusão dessas pessoas em Jundiaí. “São palavras ‘chaves’ para quem quer se envolver nessa temática. Temos essa missão em uma cidade com uma ótima infraestrutura, com ótimas redes de ensino e unidades de saúde, porém, nada disso é mais importante do que as pessoas. Temos obrigação de devolver todo esse trabalho às pessoas para que tenhamos uma boa qualidade de vida”, disse.

Segundo o presidente do CMDPCD, conselho subordinado a Unidade da Casa Civil, é preciso eliminar as barreiras para que se tenha uma cidade com acessibilidade. “Estamos caminhando para superar os obstáculos e termos uma cidade extremamente acessível e principalmente com ingresso ao mercado de trabalho”, comentou Filipi Azevedo de Lima.

DESCRIÇÃO DE IMAGEM: com auditório da Escola de Gestão Pública cheio, gestor da Casa Civil discursa no palco, ao lado de bandeiras do Brasil e Jundiaí
Gestor da Casa Civil, Gustavo Maryssael, representou o prefeito Luiz Fernando Machado

“A causa é de todos nós. Estamos nos empenhando com ajustes e sensibilidade para construirmos um trabalho com responsabilidade, com relevante papel social”, disse a diretora da EGP, Clara Magalhães que reforçou o programa de sensibilização das empresas para a contratação de pessoas com deficiência em encontros realizados na Escola de Gestão Pública em parceira com a Unidade de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Emprego (Jundiaí Empreendedora).

DESCRIÇÃO DE IMAGEM: com auditório cheio, pessoa em cadeira de rodas, discursa para participantes. Ele recebe a ajuda de um cerimonialista para acessar o microfone
Presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência, Filipi Azevedo de Lima, enaltece o encontro

Ao final, a palestrante, presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência trouxe os desafios e principalmente o potencial de cada pessoa para superar as barreiras e a importância de se valorizar boas práticas, para multiplicar iniciativas que construam ambientes de trabalho livres de discriminação

Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho, as pessoas com deficiência representam cerca de 1 bilhão ou 15% da população mundial.

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados mostram que Jundiaí é a 5ª cidade do estado de São Paulo que mais contrata pessoas com deficiência.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/12/07/egp-promove-cafe-inclusivo-do-conselho-municipal-dos-direitos-da-pessoa-com-deficiencia/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original