“Jundiaí 366 anos e Natal de Luz” oferecem várias opções para o final de semana

Publicada em 09/12/2022 às 10:27

Para este fim de semana (09,10 e 11), a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) preparou, além da abertura dos seus espaços culturais, uma série de atrações gratuitas para toda a família, dentro das ações “Jundiaí 366 anos”, em comemoração ao aniversário da cidade, que acontece no próximo dia 14 e “Natal de Luz”, que movimenta a área central durante todo esse mês de dezembro.

Crianças, jovens e adultos poderão acompanhar a programação que inclui Exposição de Presépios, o espetáculo “Clássicos em Movimento Natal 2022 “ com apresentações dos corpos artísticos municipais (Orquestra Sinfônica, Cia. de Dança, Cia. de Teatro e Coral Municipal) juntos no palco do Teatro Polytheama, que está completando 111 anos, num espetáculo inspirado no clássico “Quebra-Nozes” (de Tchaikovsky) e peças natalinas, com entrada gratuita, e apresentações musicais, ou performances teatrais, em pontos diferentes do centro da cidade.

Corpos artísticos municipais voltam a se reunir no palco do teatro para apresentar “Clássicos em Movimento Natal 2022”

Além dessas atrações, o público ainda pode desfrutar de bons e deliciosos momentos junto as barracas de alimentação dos permissionários cadastrados nos varejões noturnos que oferecem diversas opções gastronômicas, ou realizar boas compras nas barracas dos artesãos do programa Jundiaí Feito à Mão.

Mas tem muito mais opções para o final de semana acontecendo na cidade. Confira a programação nos equipamentos culturais:

Biblioteca Nelson Foot (BNF)

Dentro da sua programação semanal para crianças e seus cuidadores, a Biblioteca Nelson Foot (BNF) vai sediar neste sábado (10), das 9h às 13h, um Campeonato de Xadrez, o primeiro torneio da Escola de Xadrez Jundiaí, projeto que vem acontecendo desde março na BNF, com o objetivo de promover e incentivar a prática do jogo de xadrez, além de favorecer todo o praticante com os inúmeros benefícios que o jogo fornece.

Campeonato de Xadrez, o primeiro torneio da Escola de Xadrez Jundiaí, na BNF

As inscrições são gratuitas, podendo ser realizadas pelo link . Será um torneio de rápidas de cinco rodadas com 13 minutos no relógio analógico e oito minutos, mais cinco de acréscimo no relógio digital. Os participantes serão divididos em duas categorias: escolar e aberto.

Os frequentadores da BNF ainda poderão utilizar os serviços das sessões de Pesquisa e Circulante normalmente, como visitar três exposições atualmente montadas nos espaços da BNF: Trabalhos dos alunos do Ateliê Celandroni, “ Urbanidade Negra” e “Recicla Aí”.

A Biblioteca está localizada na avenida Dr. Cavalcanti, 396 – Complexo Argos, Vila Arens. A entrada é gratuita e o horário de atendimento durante a semana é das 9h às 21h e aos sábados e feriados das 9h às 13h.  Mais informações 4527.2110.

Espaço Expressa

Neste final de semana o local fica aberto apenas para os grupos previamente agendados para seus ensaios e reuniões. 

O Espaço Expressa está localizado na avenida União dos Ferroviários, 1.760, Centro. No local há estacionamento gratuito. Informações: 4589.6800

Fábrica das Infâncias Japy

No sábado (10), a partir das 10h30, crianças de 04 a 10 anos poderão acompanhar a contação de história seguida de roda de conversa com a atriz Fáctima El Samra. “ Uma Floresta de Histórias” traz como proposta uma apresentação com uma abertura musical e posteriormente a narração de três ou quatro contos de tradição oral e também de um conto autoral, com histórias de tradições diferentes trazendo tramas narradas entre a natureza, as árvores e o homem.

Já no domingo (11), a partir das 10h30, crianças de 04 a 10 anos poderão acompanhar a Cia. Giro no Biombo, com o espetáculo “Um quarto de histórias: Novas Aventuras”. Os irmãos Duda, Théo e Belinha, personagens da história vão envolver a garotada num mistério…o que é o objeto misterioso que apareceu dentro do quarto? Como ele foi parar ali? Com muita brincadeira e música o elenco vai apresentando para a plateia novas experiências, possibilidades e questionamento de como se relacionar com o mundo.

As duas apresentações têm entrada gratuita. A Fábrica das Infâncias está localizada na Localizada na rua Lacerda Franco, 175 – Vila Arens. A entrada de visitantes será permitida somente até 30 minutos antes do horário de fechamento.

Museu Ferroviário

Reaberto em setembro deste ano o Museu Ferroviário está totalmente reformulado e reformado. No local o visitante poderá conferir a exposição: “Ferrovias… muito além dos trilhos”, que, dividida em duas salas, é uma homenagem às contribuições da ferrovia e dos ferroviários, tanto no mundo, como no Brasil e em Jundiaí.

Por meio de documentos, fotos, réplicas e painéis interativos, a exposição visa narrar não só a importância da ferrovia para o desenvolvimento local e mundial, como também a importância de seus trabalhadores e trabalhadoras.

O Museu Ferroviário está localizado na avenida União dos Ferroviários, 1.760 – Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa). Aberto de terça-feira a domingo, (inclusive nos feriados) das 10h às 17h. Entrada gratuita. Mais informações: 4589.6800

Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão
A tradicional Exposição de Presépios com cerca de 500 representações do nascimento do menino Jesus, nos mais diversos tamanhos, materiais e interpretações, como o famoso presépio rodante caipira, o presépio africano e mini presépios gentilmente emprestados por colecionadores, para citar alguns exemplos, podem ser visitados nas salas do Museu,

A exposição de Presépios é uma tradição na cidade e região

Além do andar térreo, a exposição este ano irá se estender para as novas salas expositivas do andar inferior, ao redor dos jardins. Outra novidade será também que os jardins voltarão a receber a encenação de Presépio Vivo, no período noturno durante a semana, à tarde aos sábados e pela manhã aos domingos.

Ainda nos jardins, duas atrações que fizeram sucesso no ano passado estarão de volta: uma delas é a montagem de um túnel luz para a interação dos visitantes e publicação das fotos em redes sociais. E a outra será a reabertura, no período noturno, do portão dos jardins que dão acesso à rua Rangel Pestana.

O túnel de luz deve atrair a atenção do público

A exposição de presépios segue até o dia 06 de janeiro. Até o dia 23 de dezembro, o Museu fica aberto de segunda a sexta-feira, das 10h às 21h, e aos sábados e domingos, das 10h às 17h. Já entre os dias 26 de dezembro e 06 de janeiro, o espaço fica aberto de segunda-feira adomingo, das 10h às 17h.

O Museu está localizado na rua Barão de Jundiaí, 762, Centro (Calçadão). Mais informações pelo telefone (11)4521.6259

Pinacoteca

Na Pinacoteca neste período de Natal ficará em cartaz a exposição “Papais Noéis”, com as mais diversas interpretações, em distintos materiais, do famoso bom velhinho. O acervo e curadoria são do artista Alex Roch e irá ocupar uma das salas do andar térreo.

Ainda na Pinacoteca, estão em exposição os trabalhos que compõe a série: “Isto não é uma cadeira”, da artista Silvia Ruiz que propõe ir além do primeiro dilema entre o signo “cadeira” e sua possível forma representada bidimensionalmente. A artista coloca em jogo o movimento de representação da representação. A cadeira representada por artistas ao longo da história da arte é matéria-prima para a investigação da artista no campo da gravura. 

Outra possibilidade ao visitante será a de conferir as exposições montadas com as obras de sua reserva técnica, como as obras de Diógenes Duarte Paes, Élvio Santiago e Inos Corradin.

Nesse período a Pinacoteca poderá ser visitada de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h30, e aos domingos, das 10h às 17h. Além da exposição, o visitante poderá conferir nas sacadas do prédio apresentações de duos e trios musicais durante o período noturno.

A Pinacoteca está localizada na rua Barão de Jundiaí, 109, Centro. Entrada gratuita. Mais informações 4568.2326.

Polytheama

O teatro Polytheama completa neste domingo (11), 111 anos. Para comemorar a data, bem como os 366 anos de Jundiaí, no dia 14 de dezembro, acontece neste domingo às 18 horas o  espetáculo, que integra também as atrações do Circuito Natal Luz 2022  “Clássicos em Movimento Natal 2022”, inspirados nas músicas, luzes, formas, cores, cenas e movimentos do clássico “Quebra-Nozes”, de Tchaikovsky, com as participações de todos os corpos artísticos municipais – Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí (OSMJ), Cia. Jovem de Dança, Cia. de Teatro de Jundiaí, Coral Infantojuvenil Cidade das Crianças e Coral Municipal de Jundiaí (adulto). 

111 anos do Polytheama e 366 anos de Jundiaí serão comemorados com espetáculos gratuitos

Entrada Gratuita (distribuição pela plataforma Sympla e na bilheteria do teatro a partir das 10h30 do dia 10 de dezembro. Cada interessado pode retirar até dois ingressos).

O mesmo espetáculo será apresentado na segunda-feira(12) às 19h30.Entrada Gratuita (distribuição pela plataforma Sympla e na bilheteria do teatro a partir das 10h30 do dia 11 de dezembro. Cada interessado pode retirar até dois ingressos).

O Teatro Polytheama está localizado na rua Barão de Jundiaí, 176, Centro. Mais informações no 4586-2472

Galeria de Arte Fernanda Perracini Milani (anexa ao Polytheama)

Até o dia 20 de dezembro, o público poderá conferir a exposição “ Cinco últimos eclipses vistos da terra”, da artista Carlota Mason Albejante, que trará suas pinturas, realizadas a partir de fotografias.

Entrada gratuita e pode ser visitada de terça a sexta-feira das 9h às 12h e das 13h às 17h; e aos sábados das 10h às 13h.

A artista Carlota Mason Albejante mostra suas pinturas realizadas a partir de fotografias.

Pracinha da Cultura do Vista Alegre

Para marcar o encerramento da segunda fase do projeto de “Oficinas Descentralizadas” da Pracinha da Cultura do Vista Alegre, promovidas pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC), acontece na segunda-feira (12), às 19h, naquele equipamento, a segunda edição da Mostra de Artes, reunindo os participantes no segundo semestre de 2022.

Na quadra poliesportiva da Pracinha estão programadas as apresentações dos alunos das oficinas de Jazz (infantojuvenil e adulto), Ballet (infantil e infantojuvenil), Teatro em Inglês, Teatro, Ritmos não pare de dançar, Hip Hop, Tik Tok, Violão, Forró, Capoeira, Muay thai (infantojuvenil e adulto), Jiu-jítsu (infantojuvenil e adulto) e Ginástica Corporal.

A apresentação das alunas de Ballet no primeiro semestre foi um grande sucesso

A segunda Mostra de Artes, tem entrada gratuita e o público também vai conferir os trabalhos realizados pelas participantes da Oficina de Artesanato e das artes que foram criadas durante a realização da Oficina de Grafite. Haverá ainda, a participação da equipe da Biblioteca da Pracinha com  contação de história e mediação de leitura. Já confirmada também, a participação dos alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos), residentes na região do Vista Alegre.

Um grande público é esperado para essa segunda-feira(12)

A Pracinha da Cultura do Vista Alegre está localizada na rua Cabo Edvaldo Quirino Santana, 110 – Bairro Vista Alegre

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/12/09/jundiai-366-anos-e-natal-de-luz-oferecem-varias-opcoes-para-o-final-de-semana/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original