Parceria possibilita a entrega de mais 50 cadeiras de rodas sob medida

Publicada em 09/12/2022 às 11:00

“Agora dá para ir bem longe”. Esse foi o primeiro comentário de Elisabete Moura de Queiroz, de 67 anos, ao sentar em sua nova cadeira de rodas. O equipamento foi entregue nesta quinta-feira (8) pelo Núcleo de Assistência à Pessoa com Deficiência (NAPD), da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), a partir de doação realizada pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por meio de parceria articulada pela Rede Jundiaí de Cooperação – ligada à Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF).

Neste mês, 50 cadeiras estão sendo entregues, totalizando 273. A ação, iniciada em dezembro de 2021, atenderá 300 pessoas. Em Jundiaí, o projeto possibilitou zerar a fila de espera por cadeiras de rodas sob medidas para pessoas com controle de tronco e uso permanente.

A entrega foi marcada por alegria e emoção, Só neste mês, 50 pessoas serão beneficiadas

“Alguns usuários estão recebendo, pela primeira vez. Outros, que já tinham equipamentos mais antigos, estão tendo a oportunidade de ter uma cadeira mais moderna, confortável e adequada. Todas são personalizadas e atendem pacientes com baixa complexidade”, ressalta a gerente do NAPD, Vanessa Vicentini.

O conforto, além da autonomia, foi justamente o que destacou dona Elisabete, que há sete anos precisou amputar uma das pernas após uma fratura. “Estou feliz. Eu não esperava. A outra estava muito ruim e tinha que fazer manutenção sempre. Com essa nova, só vou sair dela para dormir e, se deixarem a porta aberta, vou sair por aí”, brincou.

Qualidade de vida
As cadeiras de rodas possuem acessórios de segurança, ajustes e é possível fazer a retirada das rodas, o que facilita a colocação nos veículos. Um manual com as orientações sobre o uso também é entregue aos usuários. Além da doação das cadeiras, a partir da parceria foi ofertado treinamento de 40 horas para capacitar os profissionais que fazem as análises dos pacientes.

“O Município fica grato com essa ação em parceira, que muda a vida das pessoas e de seus familiares. Com um equipamento adequado, os usuários não desenvolverão lesões, passando também a ter uma postura melhor, além da garantia de acessibilidade”, ressalta a diretora do Departamento de Atenção Ambulatorial e Hospitalar da UGPS, Daniele Evangelista Cintra.

Feita sob medida, a cadeira garante mais conforto ao usuário

Importância
A coordenadora do programa no Brasil, Danielle Bini Mottola, conta que há mais de 10 anos o projeto é realizado no país pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. “É uma ação importante para nós. Uma cadeira adequada possibilita a inclusão social. O cadeirante tendo a oportunidade de ter maior independência e autonomia, consegue o retorno à sociedade e ao mercado de trabalho. A ação também objetiva elevar a qualidade dos serviços a partir dos treinamentos. Ficamos felizes por ter incluído Jundiaí nesta parceria”, afirma.

Para o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, parceiras como essa são importantes para o desenvolvimento da sociedade e fortalecimento da assistência à população.

“Iniciativas entre o poder público e a iniciativa privada a partir de uma organização civil, trazem resultados eficientes e duradouros para os munícipes. Jundiaí tem parcerias exemplares, que somam ao trabalho da gestão da cidade, como essa que zera a fila por cadeiras de rodas sob medidas e o projeto ‘Acolha um Quarto, Conforte Vidas’ do Hospital São Vicente, lançado em março de 2019 e também articulado pela Rede Jundiaí de Cooperação, que soma 57 quartos adotados, com 34 já entregues totalmente revitalizados”, enfatiza o gestor.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/12/09/parceria-possibilita-a-entrega-de-mais-50-cadeiras-de-rodas-sob-medida/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original