VISAM realiza encontro para atualização sobre pombos

Publicada em 09/12/2022 às 10:06

A Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), dentro da programação de encontros para atualização e compartilhamento de informações, abordou nesta quinta-feira (8) o tema “biologia e controle de pombos”.

A atividade, no auditório da Unidade de Desenvolvimento Ambiental (Unidam), reuniu técnicos dos setores de zoonoses e da vigilância epidemiológica da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ) – formada por Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Louveira, Jarinu e Várzea Paulista -, e das cidades de Vinhedo e Itatiba.

Para falar sobre o tema foi convidado o analista em saúde e biólogo, Gladyston Carlos Vasconcelos Lopes, também coordenador do Núcleo de Vigilância, Prevenção e Controle da Fauna Sinantropica (NVSIN) da Coordenadoria de Vigilância em Saúde do Município de São Paulo (COVISA/SMS).

Cerca de 50 técnicos dos setores de zoonoses e da vigilância epidemiológica da região participaram

“Os pombos se adaptaram a viver muito bem nos centros urbanos, o que tem profunda relação com o hábito de muitas pessoas de alimentá-los ou descartar os resíduos alimentares de forma inadequada. São aves que podem estar envolvidas na transmissão de algumas doenças e é importante analisarmos o cenário da nossa região de maneira conjunta. Além disso, a ideia é sempre ouvirmos boas práticas, como as adotadas em São Paulo, que possam subsidiar nosso trabalho que tem como foco a prevenção e o controle das zoonoses”, destaca o coordenador da VISAM, Luis Gustavo Grijota Nascimento.

Ao longo do ano, em encontros semelhantes, os técnicos também abordaram temas como leishmaniose visceral canina e esporotricose felina.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/12/09/visam-realiza-encontro-para-atualizacao-sobre-pombos/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original