Jardim Guanabara terá horta com parque naturalizado e área para brincar

Publicada em 10/12/2022 às 10:11

As obras da Horta Urbana do Jardim Guanabara, um novo espaço do bairro que terá também um parque naturalizado, já começaram. Além dos canteiros para o plantio de hortaliças, a área será um ponto de convívio e lazer para os moradores do bairro, e irá auxiliar nas ações de desemparedamento das crianças, proporcionando novas formas de contato com a natureza.

Segundo a diretora do Departamento de Urbanismo, Sylvia Angelini, a ocupação desse espaço público é uma diretriz constante no Guia de Aprendizagem ao Ar Livre em Jundiaí, documento elaborado em 2021 pelo Instituto Alana, em parceria com os servidores municipais, apontando ações para aproximar criança e natureza. “A indicação dessa área no Guia tem como objetivo atender prioritariamente os alunos da Emeb Prof. Nelson Álvaro Figueiredo Brito, ampliando as possibilidades de brincar ao ar livre e de cultivar a terra”, comenta Sylvia.

O projeto do espaço teve como base uma pesquisa feita com as crianças e os pais de alunos das três escolas próximas: EMEB Nelson Álvaro Figueiredo Britto, EMEB Isabel Christina Marques de Oliveira e EMEB Cleonice Adolpho de Faria, entre 09/09 e 11/10/2022, obtendo 200 respostas: 63% dos adultos afirmaram que gostariam de participar de uma horta comunitária; 91% gostariam que o bairro tivesse mais árvores nas calçadas e 76% aceitariam que fosse plantada uma árvore em frente à própria casa; 40% dos alunos nunca brincam em áreas públicas no bairro e 28% nunca têm contato com natureza no bairro, sendo que 30% afirmam ter contato com a natureza apenas uma vez por semana.

Alissandra mostra a planta do projeto para a nova horta com todas as atrações planejadas
Alissandra apresenta o projeto para a nova horta com todas as atrações planejadas

“Fizemos um processo de escuta às crianças que, por meio de desenhos, deram sugestões para o espaço. E muitos deles serão atendidos, como a instalação dos balanços e escorregadores. O objetivo é inserir a horta na rotina das crianças para que elas frequentem o espaço semanalmente, inclusive sendo responsáveis por alguns canteiros”, comenta a coordenadora da escola, Elaine Cristina Baptistella.

Neste momento, a obra está em fase de contenção e terraplenagem. Daqui a aproximadamente 15 dias será iniciada a montagem dos canteiros. Também está sendo realizada a contenção dos taludes. “O grande diferencial do espaço é que ele já surgiu com o caráter comunitário. São duas permissionárias amigas, que são ativas na comunidade e estão mobilizando muita gente. O próprio padre do bairro já pede para que as pessoas participem”, comenta a arquiteta do Departamento de Urbanismo da UGPUMA, Alissandra Bernardini de Oliveira. O vereador do bairro, Daniel Lemos, também tem participado das atividades de mobilização social e contribuído com a implantação da horta.

Desenhos dos alunos da EMEB Prof. Nelson Britto de sugestões para o espaço
Alunos da EMEB Prof. Nelson Britto desenharam suas sugestões para o espaço

A horta do Jardim Guanabara está localizada na Rua Norival Martins da Silva, próximo ao Centro de Retirada dos Correios, e é cuidada por duas permissionárias: Luisa Expedita Gomes e Jocilena Cenachi Ramalho, que são bastante atuantes no bairro. A produção é destinada à venda para a população, que terá acesso a produtos frescos, de qualidade e com preços acessíveis.

O programa Horta Urbana teve início em junho de 2021, com o objetivo de oferecer áreas públicas ociosas para o cultivo por munícipes, após a realização de curso preparatório oferecido de forma gratuita pela Escola de Gestão Pública. Diante do interesse da população, uma segunda edição do curso foi feita em outubro, quando novos agricultores foram habilitados para uso da área pública, totalizando 21 áreas concedidas em 15 bairros até o momento.

Segundo a coordenadora do programa, Rita de Cássia Stringari, “a horta também tem impacto na alimentação das famílias, fornecendo produtos saudáveis e naturais que poderão ser adquiridos pelos moradores”. Entre as hortas espalhadas e em construção pela cidade, duas já estão com todos os recursos de bioconstrução e reuso de água implementados, além de capacitação em empreendedorismo e agronegócio.

Recursos de bioconstrução são utilizados para a montagem da horta

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/12/10/jardim-guanabara-tera-horta-com-parque-naturalizado-e-area-para-brincar/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original