Jundiaí, Cidade das Crianças, terá Jardim do Trânsito

Publicada em 10/12/2022 às 13:39

Durante a programação especial do Aniversário de 366 anos de Jundiaí, a Prefeitura lançou a pedra fundamental do início das obras do Jardim do Trânsito, no Mundo das Crianças, na manhã de sábado (10). A Cidade das Crianças, que faz parte das redes internacionais Latino-Americana – Cidade das Crianças e Urban95, inicia novo projeto educacional e lúdico desta vez, direcionado para o tema Mobilidade Urbana.

O projeto contempla de forma pedagógica e inclusiva a mobilidade, com a recriação de via pública para oferecer formação voltada à cidadania, onde as crianças poderão vivenciar experiências diversas, exercitando valores essenciais, como empatia e respeito, para a convivência.

“O Jardim do Trânsito é um projeto inovador que faz parte das iniciativas e políticas públicas para a infância em Jundiaí, Cidade das Crianças. O pleno desenvolvimento ao ar livre e em contato com a natureza vem sendo implementado em todos os setores, e a mobilidade não seria diferente”, comentou o prefeito Luiz Fernando Machado.

Lançamento da pedra fundamental do Jardim do Trânsito foi realizado neste sábado (10)

De acordo com o gestor de Mobilidade e Transporte (UGMT), Aloysio Queiroz, o município já desenvolve ações de Educação no Trânsito reconhecidas nacionalmente. “A nossa atuação é pautada, principalmente, por ações educativas e orientativas para conscientizar sobre os cuidados, regulamentações e respeito no trânsito. O Jardim do Trânsito, em um espaço ao ar livre e seguro, será muito importante para intensificar o nosso trabalho. E, nesse sentido, o município se destaca. Um exemplo é a premiação do Observatório Nacional de Segurança Viária pelas ações educativas desenvolvidas neste ano, em Jundiaí, na Campanha do Maio Amarelo.”

O garoto Cauê de Oliveira Guimarães, de nove anos, estava brincando no Mundo das Crianças e viu o lançamento da obra, além da maquete do projeto. Foi o suficiente para que ficasse empolgado. “Vai ser um espaço muito importante para que a gente brinque e aprenda muitas coisas que vamos usar quando crescer, como por exemplo o respeito no trânsito”, opinou.

Cauê de Oliveira Guimarães está empolgado para brincar no Jardim do Trânsito

O evento contou com a presença do Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, do Gestor de Cultura, Marcelo Peroni, do diretor-presidente da DAE, Walter da Costa e Silva Filho, e do diretor do Mundo das Crianças, Luiz Trientini.

Estrutura
A implantação do projeto será realizada pela Unidade de Gestão de Mobilidade e Transportes (UGMT) em parceria com a DAE, que cedeu a área, com obra custeada pela iniciativa privada por meio de contrapartida. O Jardim do Trânsito receberá crianças da rede pública e privada de Jundiaí, de idades que variam dos 5 aos 9 anos.

Em uma área de aproximadamente 3.700 m2, às margens da represa de abastecimento, o Jardim do Trânsito contará com uma simulação completa do trânsito de uma cidade, com rua, ciclovia, ponto de ônibus, faixa de pedestre, guias rebaixadas, semáforos, estacionamentos e veículos.
Com o apoio da Unidade de Gestão de Educação (UGE) e também de Cultura (UGC), a dinâmica do trânsito será uma oportunidade de as crianças vivenciarem diversas situações nas condições de motoristas, ciclistas e de pedestres.

Maquete do Jardim do Trânsito esteve exposta durante todo o lançamento

A obra será custeada e executada por meio de uma das contrapartidas do município com uma rede atacadista de alimentos, que instalou uma de suas lojas em Jundiaí, em março deste ano. A previsão de conclusão é março de 2023.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/12/10/jundiai-cidade-das-criancas-tera-jardim-do-transito/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original