Prefeitura apresenta balanço da Operação Noites Frias em 2022

Publicada em 11/12/2022 às 08:02

A Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) apresentou, nesta semana, o balanço deste ano da Operação Noites Frias, formato de intensificação de equipes nas ruas para abordagem e oferta de acolhimento em abrigos para a população em situação de rua durante as noites e madrugadas cujas previsões indicam temperaturas iguais ou inferiores a 13° C.

A apresentação foi realizada no auditório da Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot para as equipes que compõem a rede socioassistencial de atendimento à população em situação de rua (Rede Pop Rua), como o Centro Pop, as Organizações da Sociedade Civil (OSC) parceiras da Prefeitura para execução dos serviços, outras Unidades de Gestão da Prefeitura, forças de Segurança – como a Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) e Polícia Militar – e entidades do segmento convidadas.

Este ano a Operação foi realizada em 97 noites, de modo descontínuo, entre 15 de abril e 07 de novembro. Nesse período, mais de 1,6 mil pessoas diferentes foram acolhidas, totalizando-se 4,6 mil acolhimentos (pernoites). Esses e outros dados são indicadores importantes para o planejamento de políticas públicas para o segmento e para a realização da Operação nos próximos anos.

O gerente do Centro Pop, João Guilherme Santos, fez a apresentação para a Rede Pop Rua

A partir de declarações espontâneas dos abordados, constaram-se dados como: 44% estavam no Município há menos de um mês, e outros 9% de um a três meses, totalizando mais da metade do total. Mais de 72% dos acolhidos disseram ter escolhido vir a Jundiaí por causa da Operação ou por saberem da oferta de acolhimento e 18% pela busca de emprego e moradia.

Já sobre os principais motivos para permanência em situação de rua, os mais indicados foram, em ordem decrescente, desemprego (30%), drogadição (26%), desavença familiar (25%) e alcoolismo (15%).

“São poucos os Municípios do País que contam com uma rede com este tamanho e comprometimento para o atendimento à população em situação de rua. Por isso o intuito desta apresentação é celebrar o trabalho desenvolvido e dar as condições e respaldos institucionais importantes para que as equipes possam desempenhar seu trabalho nas ruas, já que estamos falando de pessoas que cuidam de pessoas”, comentou a gestora da UGADS, Maria Brant, em agradecimento aos presentes.

A apresentação dos dados ficou a cargo do gerente do Centro Pop, João Guilherme Santos. “A Operação chega ao seu quarto ano de realização, com a felicidade de não apresentarmos óbitos em decorrência do frio. Este ano pudemos contar ainda com importantes novidades, como o fato de o Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) ter passado a funcionar 24 horas e a entrega também de águas aos abordados, que reportavam dificuldade de acesso a água potável à noite”, comentou.

Outro destaque foi o investimento em recâmbio responsável do abordado à origem sempre que identificado familiar ou responsável que se responsabilize pelo acolhimento. “Durante a Operação, todos os anos, efetivamos em média 1200 recâmbios. Mais próximo de sua família e de sua rede de apoio é mais fácil o processo de saída das ruas”, comentou João Guilherme.

Também foi apresentado à Rede a um documentário em vídeo e fotos produzido e editado pelos servidores do Centro Pop Lino Brito e Renato Zanotte durante as noites de Operação deste ano. O material audiovisual integra um trabalho desenvolvido pela equipe que trará ainda outras propostas, como exibições e mostra fotográfica.

Participantes assistiram ao final ao documentário produzido pela equipe com imagens da Operação deste ano

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/12/11/prefeitura-apresenta-balanco-da-operacao-noites-frias-em-2022/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original