“Espaço Cultura”: última live do ano será nesta quinta (15)

Publicada em 12/12/2022 às 11:46

A “Live: Espaço Cultura” desta semana será, excepcionalmente, realizada nesta quinta-feira (15), marcará também o encerramento dos encontros semanais on-line deste ano de 2022. A informação é do diretor de Cultura, João Carlos de Lucca, que atua como mediador das transmissões nos canais oficiais da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), no Facebook e YouTube, sempre a partir das 16h.

Durante todo o ano o “Espaço Cultura” apresentou informações, orientações e instruções para os artistas da cidade, sobre os projetos e programas do setor, destacando as ações e as políticas públicas voltadas a classe artística jundiaienses, bem como divulgou os vídeos dos projetos selecionados pelos editais da lei Aldir Blanc, difundindo assim a produção cultural da cidade, nos seus diversos segmentos e modalidades.

Na live desta semana, novamente em destaque o novo Cadastro de Artistas, ferramenta on-line que serve como banco de dados para contratações de artistas locais e para planejamento de atividades e políticas públicas voltadas à classe artística jundiaienses, bem como informações, orientações e instruções para os artistas da cidade sobre  a página Espaço do Artista do site da Cultura, onde estão concentradas as orientações importantes para os artistas, com os links mais utilizados pelo segmento, como para o site do Jundiaí Empreendedora.

Nesta semana serão apresentados mais duas propostas artísticas inéditas selecionadas de editais da lei de emergência cultural Aldir Blanc lançados pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC) em 2021 no segmento Propostas Formativas Virtuais: Juliana Figueira dos Santos –  “Tribal Fusion – Autopercepção e Alcance de Espaço” e Stephanie de Moraes Colin –  “Democratização do acesso aos bens culturais: Representatividade e Diálogo”.

Os vídeos

“Tribal Fusion – Autopercepção e Alcance de Espaço” Uma aula completa, um treino corporal junto a uma breve sequência coreográfica no estilo Tribal Fusion visando esses elementos, com dicas relevantes para os praticantes de dança, bem como para os (as) professores que desejarem integrar essa didática em sua sala de aula.

“Democratização do acesso aos bens culturais: Representatividade e Diálogo” A garantia a democratização do acesso aos bens e serviços culturais, assim como a valorização e a difusão das manifestações culturais estão previstas na nossa Constituição Federal. A proposta desse projeto é refletir sobre as políticas culturais vigentes, e como elas se manifestam nos equipamentos culturais tanto na esfera pública, quanto privada. Estabelecendo uma relação entre essas políticas culturais, e o que é considero cultura, ou linguagens culturais dentro dessa dinâmica “oficial”, dialogando com propostas que buscam alcançar uma parcela da sociedade, que muitas vezes não se sentem representadas por essas linguagens, mas que a partir de uma narrativa, ou mesmo a subversão da manifestação dessas linguagens, pode ser alcançada. E a partir desse diálogo contribuir com temas tão importantes para a área da cultura como acessibilidade, representatividade e a ocupação dos espaços culturais sejam eles materiais ou imateriais.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/12/12/espaco-cultura-na-quarta-feira-14-a-ultima-live-de-2022/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original