Famílias mantêm a tradição de visitar a exposição de presépios no Solar do Barão

Publicada em 12/12/2022 às 14:32

Como em todos os finais de ano, as famílias jundiaienses e de toda a região têm mantido a tradição e prestigiado com as novas gerações a sempre aclamada exposição de presépios do Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão. Aproveitando o passeio e as compras pelo Centro, os visitantes não deixam de conferir esta atração especial preparada todos os anos pela Prefeitura e que integra a extensa programação do Circuito Natal Luz 2022 e o aniversário de 366 anos de Jundiaí.

“Acompanhando a tradição cristã da montagem de presépios, os visitantes têm até o dia 06 de janeiro para prestigiar as centenas de presépios e mini-presépios que a Cultura monta no Museu, com a colaboração de parceiros da sociedade que generosamente emprestam seus acervos para que todos possam contemplar. Uma participação vista não somente na montagem como também nas visitações. E em Jundiaí, Cidade das Crianças, temos visto a criançada bastante numerosa por nossas salas e jardins”, comentou o gestor de Cultura, Marcelo Peroni.

CONFIRA AS FOTOS DO CIRCUITO NATAL LUZ

A servidora pública municipal Sandy Oliveira, moradora do Caxambu, aproveitou o passeio pelo Centro para levar a sobrinha Lorena Camargo, de três anos, para visitar o Museu pela primeira vez. “Esta exposição e este Museu são símbolos de Jundiaí, cidade onde nasci e onde fui criada. Da mesma forma como me traziam aqui quando era criança, decidi manter a tradição”, comentou.

Já o Ezequiel Santos, morador de Francisco Morato, aproveitou a vinda ao Centro de Jundiaí para ir uma consulta médica e conferir a exposição com o filho Davi, de oito anos. “Na verdade, quem me trouxe foi o Davi. Ele já tinha visitado a exposição com minha esposa e insistiu que eu viesse. Este contato dele com a Cultura e a História é a base para que ele se torne um adulto melhor”, ponderou o técnico de segurança do trabalho.

Sandy levou a sobrinha Lorena para o seu primeiro passeio pelo Museu

Quem visitar a exposição poderá conferir montagens tradicionais, em bucha vegetal, sobre uma caravela, com tema africano, sobre tabuleiro de xadrez, em giz, em cordel nordestino, de garrafas PET, com sucatas de automóveis e em cabaças. Diversas formas, tamanhos, materiais e gostos para interpretar e resgatar a encenação do nascimento do menino Jesus que, segundo a tradição, teria sido criada por São Francisco de Assis, santo católico também presente em estátuas e quadros expostos.

Peroni acrescenta ainda algumas novidades para a programação no Museu deste ano. “Este ano está de volta a encenação com atores de Presépio Vivo nos jardins. Nos dias 15, 16, 19, 20, 21, 22 e 23, estão programadas duas sessões, às 19h30 e às 20h30. Já no sábado (17), tem sessão às 14h e às 16h, e no domingo (18), às 10h e às 12h”.

Ezequiel e Davi conferiram também os presépios no novo espaço expositivo no piso térreo, no entorno dos jardins

O Museu fica na rua Barão de Jundiaí, 762 – Centro. Até o dia 23 de dezembro, o Museu fica aberto de segunda a sexta-feira, das 10h às 21h, e aos sábados e domingos, das 10h às 17h. Já entre os dias 26 de dezembro e 06 de janeiro, o espaço fica aberto de segunda-feira a domingo, das 10h às 17h. Mais informações pelo telefone (11) 4521-6259.

O Circuito Natal Luz é uma realização da Prefeitura, em parceria com a Associação Comercial e Empresarial (ACE), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomercio) e a Catedral Nossa Senhora do Desterro.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/12/12/familias-mantem-a-tradicao-de-visitar-a-exposicao-de-presepios-no-solar-do-barao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original