Lavanderia da DAE garante uniforme em ordem e lava 200 peças por dia

Publicada em 12/12/2022 às 10:39

Uniformes limpos, higienizados e em ordem: é assim que, antes de saírem para a rua, os servidores da DAE recebem suas roupas, lavadas, diariamente, na Lavanderia da empresa. Por dia, para garantir que tudo esteja em ordem, incluindo as toalhas para banho, em torno de 200 peças são lavadas, centrifugadas, secas e dobradas, além de estarem devidamente identificadas com o nome de cada funcionário. Aos sábados, é o dia mais cheio – em torno de 270 peças são limpas no plantão.

Em torno de 200 peças são lavadas, centrifugadas, secas e dobradas por dia.

O serviço de lavanderia já acontecia na empresa desde a década de 1990, no antigo Centro Operacional, mas de maneira tradicional. A Lavanderia nos moldes atuais foi criada quando os servidores vieram para a sede administrativa, em 1998, e opera como um benefício que poupa os funcionários do trabalho de ter que levar os uniformes para serem lavados em casa, além de garantir que a higienização das peças seja realizada com os produtos corretos.

Por ali, o trabalho se inicia logo cedo. Às 6 da manhã as peças começam a ser separadas para entrarem nas máquinas de lavar e, ao longo do processo, passam por cinco etapas, desde a separação das roupas até a organização nas prateleiras. Quando o expediente começa, os uniformes já estão disponíveis para os servidores começarem o dia.

Cada funcionário do Operacional conta com três jogos de uniforme (calça e camisa) e duas toalhas de banho. Além destes, a Lavanderia também cuida dos jalecos utilizados pela equipe do Laboratório de Controle de Qualidade. O trabalho só termina às 18 horas.

Todos os uniformes e toalhas contam com uma etiqueta de identificação na qual estão os dados do servidor e um código de barras atrelado a um sistema.

Para isso, o servidor Tiago Donizete Queiroz e quatro funcionários terceirizados da empresa Tejofran – João Amaro Filho, Ronaldo Gomes da Silva, Evair Cândido e Francisco das Chagas – cuidam do setor. “Gosto muito daqui, trabalhamos bem em equipe e me sinto útil quando estou fazendo esse trabalho”, conta João.

Cuidado

Todos os uniformes e toalhas contam com uma etiqueta de identificação na qual estão os dados do servidor e um código de barras atrelado a um sistema, que registra as peças recebidas no dia. Dessa forma, é feito o controle que garante que os uniformes não se percam no processo de lavagem ou sejam entregues a outro servidor, por engano.

“As peças passam pelo sistema quando chegam e de novo quando entregamos”, detalha Tiago, orgulhoso da função. Na empresa há oito anos, Tiago atuava na Estação Elevatória de Esgoto antes de integrar o time da lavanderia, onde já está há dois anos. “Quando vim para cá logo percebi que estávamos exercendo um trabalho importante, que às vezes alguns colaboradores nem sabem”, conta. Para ele, a harmonia entre a equipe facilita o trabalho. ”O amor ao trabalho nos ajuda a vencer o cansaço e desempenhar nossa função com alegria e motivação. ”

Assessoria de Comunicação – DAE Jundiaí

Fotos: DAE Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/12/12/lavanderia-da-dae-garante-uniforme-em-ordem-e-lava-200-pecas-por-dia/
Leia mais sobre , ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original