Moradores e comerciantes apresentam sugestões à primeira Área da Infância do Brasil

Publicada em 13/12/2022 às 18:00

Dando andamento ao projeto de implantação da Área da Infância na rua Lacerda Franco, localizada na Vila Arens, uma nova reunião com representantes do comércio e moradores da via ocorreu nesta terça-feira (13), no Paço Municipal. As intervenções propostas para o local são resultado de solicitações do Comitê das Crianças de Jundiaí, com atenção para a segurança viária e para o incentivo à mobilidade por bicicleta e a pé.

A proposta já havia sido apresentada em outras duas reuniões com a participação de moradores e comerciantes que atuam na região.

“A rua Lacerda Franco já é interessante do ponto de vista de convivência para quem está instalado ali. Com a revitalização, além de avançar com as políticas públicas para as crianças, o objetivo é agregar atrativos para o local, que ganhará o pioneirismo de ser a primeira Área da Infância do Brasil”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado. “Temos tempo para inserir contribuições ao projeto”, ressalta.

Técnicos da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente e do Ateliê Navio, que estão à frente da elaboração do projeto executivo, voltarão ao bairro nesta semana para dar sequência ao registro de sugestões quanto a áreas de carga e descarga, vagas de estacionamento, entre outros pontos.

Apresentação de projeto foi realizada na Sala de Situação do Paço Municipal

De acordo com o gestor de Planejamento Urbano, Sinésio Scarabello Filho, o investimento na Área da Infância também favorece as ações do Plano Cicloviário Municipal que prevê a implantação de bicicletários e a integração entre ciclovias. “A tendência mundial é por uma demanda ambiental, de saúde e qualidade de vida, com meios alternativos de locomoção, ou seja, o caminhar, o transporte coletivo e as ciclovias”, pontua o engenheiro.

As pesquisas para o desenvolvimento da primeira Área da Infância do Brasil, no entorno da Fábrica Japy, em Jundiaí, foram iniciadas em janeiro, com a medição da qualidade do ar e dos níveis de ruído do trecho. Com base nos dados e no conceito de ruas completas, o foco é alcançar o indicador internacional “Visão zero”, que é a redução completa de acidentes graves na via. A redução na velocidade no trecho proporcionará maior segurança para os motoristas, pedestres e maior visibilidade para os comércios instalados no local.

Outros pontos positivos da proposta da Prefeitura, além da priorização aos pedestres e ciclistas, contempla o alargamento das calçadas favorecendo o comércio e a requalificação da Praça Quintino Bocaiuva.

Ainda segundo os técnicos responsáveis pelo projeto, a Área da Infância trata-se de uma proposta temporária, para análise e mensuração de impactos, que irão balizar as intervenções futuras.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/12/13/moradores-e-comerciantes-apresentam-sugestoes-a-primeira-area-da-infancia-do-brasil/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original