Por meio de convênio com o Estado, Jundiaí recebe cinco vans adaptadas

Publicada em 14/12/2022 às 13:45

A Prefeitura de Jundiaí recebeu nesta manhã (14), por meio do programa Cidade Acessível do Governo do Estado, cinco vans adaptadas, totalizando R$ 1,7 milhão. Os veículos são equipados para o transporte de pessoas com deficiência e comportam até três pacientes e quatro acompanhantes. Eles contam com elevador na porta traseira, amplo espaço e conforto, além de ar condicionado. Os motoristas são especializados tanto no transporte, quanto em primeiros socorros.

“A aquisição desses novos veículos é um grande avanço para Jundiaí, que poderá atender as pessoas com deficiência de forma mais humanizada, segura e que proporcione mais qualidade de vida, principalmente àquelas que tem dificuldades motoras”, afirma o Prefeito Luiz Fernando Machado.

Vans adaptadas foram adquiridas por meio do programa Cidade Acessível do Governo do Estado

“Atualmente realizamos 50 transportes de pessoas com deficiência na rede, que necessitam dos serviços ofertados pelo SUS. Com as novas vans adaptadas pretendemos aumentar a oferta em aproximadamente 30%. Vale destacar que os pacientes deixam de fazer o transporte em ambulâncias, para utilizar um veículo que traz muito mais conforto”, comenta o Gestor de Saúde, Tiago Texera.

Lançado em setembro de 2021, o programa prevê, a partir de parcerias com as cidades, investimentos de 110 milhões em equipamentos e obras de acessibilidade voltadas à melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência.

Veículo conta com elevador na porta traseira e amplo espaço e conforto para os passageiros

“A gestão do Prefeito Luiz Fernando Machado, desde 2017, acolhe as demandas das pessoas com deficiência e busca avançar em políticas públicas voltadas para esse grupo. Firmamos esse convênio que trará mais benefícios, além dos veículos que permitirão o transporte do usuário com toda comodidade e segurança”, ressalta o gestor da Casa Civil, Gustavo Maryssael.

De acordo com dados da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) de 2021, a cidade possui 28.889 pessoas com deficiência, sendo 8.541 com deficiência motora. A frota ficará à disposição do SAEC (Serviço de Atendimento Especializado à Crônicos) e os serviços serão iniciados em breve.

O desenvolvimento de políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência é uma marca da Gestão

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/12/14/por-meio-de-convenio-com-o-estado-jundiai-recebe-cinco-vans-adaptadas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original