Jundiaí avança com elaboração do seu Plano Diretor de Tecnologia da Informação
Publicada em 15/12/2022 às 11:48A proposta de Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) foi apresentada, nesta semana, ao Comitê Municipal de Tecnologia da Informação (CMTI), formado por gestores da Prefeitura de Jundiaí. A apresentação foi feita pelo Instituto Nova Cidades, empresa que elaborou o plano em parceria com a Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF) e CIJUN, nos últimos seis meses. Agora, ele passará por avaliação e a expectativa é que seja publicado até o fim deste ano.
O plano contém estratégias de tecnologia, aliadas ao Programa Cidade Inteligente, que nortearão a administração pública na execução das ações dos próximos anos, cujas metas estão previstas além no Plano Plurianual (PPA) 2023-2025. Ele visa atender a Lei do Governo Digital (14.129/21), que traz regras com foco no aumento da eficiência da administração pública e modernização da infraestrutura de inovação e relação com o cidadão, por meio da desburocratização, inovação, transformação digital e participação do cidadão. O trabalho engloba, também, o Campus Jundiaí e o auxílio ao pequeno empreendedor.
“A construção desse plano foi feita de forma plural, em conjunto com os gestores, norteado pelo Programa Cidade Inteligente, com o objetivo de englobar as principais necessidades de cada setor e melhorar a qualidade do serviço público oferecido ao munícipe por meio da tecnologia”, comenta o Prefeito Luiz Fernando Machado.
“A tecnologia é uma ferramenta fundamental para a transformação digital que estamos fazendo para melhorar o acesso e agilizar o serviço público. Estamos cumprindo o que está no nosso plano de governo e tornando Jundiaí cada vez mais conectada e inteligente”, explica o Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.
“O PDTI permitirá que a gestão olhe as ações estratégicas de TI, para potencializar ainda mais as entregas aos cidadãos. Vivemos numa sociedade cada vez mais tecnológica e este é um documento muito importante para concretizarmos a vocação de Jundiaí para se transformar em uma cidade cada vez mais inteligente”, afirma o Gestor adjunto de Governo, Jones Martins.
A apresentação ao CMTI foi a 4ª etapa da construção do projeto, que ainda poderá passar por melhorias e atualizações. Previamente já foi realizado o inventário das necessidades em parceria com todas as unidades de gestão, a definição de metas e ações para alinhar os objetivos estratégicos e a elaboração do Plano de Gestão de Pessoas, de Riscos e Orçamentários. O último passo, em consonância com os requisitos do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, é publicar o plano no Portal da Prefeitura.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
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