Cerimônia do Cria na Paz encerra ano na EMEB Cléo Nogueira
Publicada em 16/12/2022 às 10:20Música, brincadeira, amigos e família, é assim que deve ser a infância de uma criança e foi dessa forma que a Unidade de Gestão de Educação (UGE), por meio do Projeto Cria na Paz, encerrou o ano nesta quarta-feira (14), na EMEB Cléo Nogueira Barbosa. A ação contou com a presença dos alunos dos grupo 5, pais e comerciantes do bairro, além dos coordenadores pedagógicos e gestores da UGE.
Para o pequeno Gustavo Araújo, de 5 anos, as atividades desenvolvidas ajudaram a melhorar a relação com a mãe dentro e fora de casa.“Minha mãe tem mais paciência, e agora eu ajudo ela a cuidar do meu irmão que chora bastante, e passo mais tempo com eles”, relata o pequeno.
Várias atividades foram trabalhadas com os pais e alunos ao longo do ano, entre elas oficinas criativas, vídeos publicitários, dicas enviadas na agenda, vídeos formativos e a expedição Cria na Paz, realizada nas ruas do bairro em parceria com os comércios locais.
As atividades desenvolvidas com os pais das crianças fizeram com que Tatiane Araújo, mãe do pequeno Gustavo, percebesse um pequeno deslize que com a correria do dia a dia, passava despercebido. “Tenho um bebê de dois anos, e o Gustavo de cinco, todas as vezes que ele me chamava para brincar, eu pedia para ele esperar porque estava cuidando do irmão caçula, e ele sempre compreendia, mas não imaginava o quanto isso machucava ele”, explica Tatiane.
O momento contou com a presença do grupo MusicArte interagindo com as crianças por meio das músicas e brincadeiras preferidas delas. As crianças receberam certificado de participação, junto com a placa indicando a escola como representante do projeto.
“O objetivo do programa é o de conscientizar os adultos que cuidam das crianças sobre as questão como bater, colocar de castigo, humilhar são ações que não educam. Ao contrário, são ações que prejudicam a vida escolar de meninos e meninas que apresentam baixo rendimento escolar, incidência ao uso de entorpecentes, gravidez precoce e perpetuação dos ciclos de violência. Nós queremos que as crianças de nossa cidade cresçam de forma saudável. Para isso, ensinamos a autoproteção e cuidado e alternativas saudáveis para que pais, mães, avós e todos os que convivem na casa possam ter uma convivência harmoniosa criando na paz, com muito diálogo e compreensão. Vamos romper os ciclos de violência, criar na paz e viver em uma sociedade melhor”, explica a gestora da Educação, Vastí Ferrari Marques.
O Projeto
Desenvolvido pela Unidade de Gestão de Educação (UGE), o Cria na Paz é uma ferramenta do Pé de Infância. Visando a comunicação assertiva entre os cuidadores com a criança. Trabalha na perspectiva de alternativas pacíficas de como tratar as crianças, como diminuir a violência e como desenvolver o trato respeitoso. Os educadores realizaram formações com Elisama Santos, psicoanalista.
Dados
A partir de uma pesquisa sobre violência contra crianças, realizada pela pediatra Stela Oliveira (HU), a Unidade de Gestão de Educação (UGE) vem realizando um trabalho preventivo e protetivo nas regiões Oeste e Leste da cidade, em dez escolas. São seis de Ensino Fundamental e quatro de Educação Infantil II. Ao todo, existem 5,7 mil estudantes matriculados e 3,05% deles relataram ser submetidos à agressão física, emocional ou sexual. Isso representa que 171 meninos e meninas que já passaram por algum tipo de situação de violência.
Ao identificar algum tipo de violência contra a criança, o caso é apresentado à rede de apoio que, mensalmente se reúne para dar soluções e encaminhamentos. Atualmente trabalham juntas no processo de resolução de cada situação encontrada a Unidade de Gestão de Educação (UGE), Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Conselhos Tutelares, Unidade de Gestão de Promoção e Saúde (UGPS).
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ
-
17/01/2025
Prefeito se reúne com representantes da Coca-Cola FEMSA Brasil para fortalecer parcerias e discutir novos projetos
-
16/01/2025
Educação de Jovens e Adultos (EJA) está com matrículas abertas para os Ensinos Fundamental e Médio
-
03/01/2025
Governo inicia visitas às Unidades de Gestão para diálogo com os servidores
-
31/12/2024
Jundiaí tem mais de 60 crianças estrangeiras na rede municipal de ensino
Baixe as fotos desta notícia na resolução original