Em evento, startups apresentam soluções inovadoras a gestores municipais

Publicada em 16/12/2022 às 16:54

Na quinta-feira (15), gestores municipais e startups se encontraram no PitchGov Jundiaí, evento promovido pelo Campus Jundiaí, por meio da Fatec, com a participação das Unidades de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT), Governo e Finanças (UGGF) e Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS). Durante o encontro, startups tiveram a oportunidade de apresentar soluções inovadoras e tecnológicas para contribuir com a administração pública e participar do processo de incubação no Campus Jundiaí.

Para o Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, as parcerias entre o setor público e o privado são fundamentais para a viabilização de projetos. “Uma das principais marcas dessa gestão é a retirada de projetos do papel. A tecnologia desenvolvida por essas startups tem um grande potencial de contribuir com a administração pública e, consequentemente, ofertar um serviço com mais qualidade para o cidadão”, explica Parimoschi.

José Antonio Parimoschi ressaltou a importância da aproximação do poder público com a iniciativa privada

No encontro, cada representante apresentou o serviço oferecido pela empresa por meio de ‘pitches’, de duração de no máximo três minutos. Após a apresentação, os gestores, representantes do Ecossistema de Inovação Campus Jundiaí e os membros do Comitê Interno de Inovação Municipal puderam fazer perguntas.

“O investimento em tecnologia é uma prática deste governo, que tem buscado soluções digitais para preencher as lacunas existentes na cidade. O contato com o poder privado e startups está sendo bastante enriquecedor, pois teremos a oportunidade de absorver serviços relevantes e contribuir para o crescimento de um empreendedor”, comenta o Gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Cristiano Lopes.

Uma das empresas que se apresentaram foi a Nutecmar, empresa de tecnologia subaquática, que trouxe a ideia de inspecionar as tubulações de esgoto da cidade com um robô. O gerente operacional e sócio da empresa, Luís Carraro Costa, elogiou a iniciativa do evento. “Esses encontros são as melhores maneiras de apresentar tecnologias que podem agregar valor ao município”, relata.

Luís Carraro Costa foi um dos sócios de uma empresa que apresentou a sua proposta no evento

Programa Estadual

A UGADS, por meio do programa estadual IdeiaGov, trouxe para o encontro empresas dos mais variados ramos. “A ideia é discutir inovação com geração de impacto positivo para a sociedade. O encontro com os gestores tem grande capacidade de fazer a diferença para as pessoas”, argumenta o diretor da unidade, Lucas Rodrigues.

Uma das empresas presentes foi a Analytix, startup que produz uma plataforma de dados de saúde de todo o Brasil e pode auxiliar na identificação de problemas específicos de cada cidade. “Importante ter a abertura com o poder público para apresentar as nossas iniciativas e testar as soluções de forma rápida para expandir os serviços que estão dando certo”, afirma o CEO Guilherme Cordeiro.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/12/16/em-evento-startups-apresentam-solucoes-inovadoras-a-gestores-municipais/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original