Natal Solidário: colégio mobiliza alunos e doa brinquedos para a Casa Sol

Publicada em 16/12/2022 às 09:06

O final do ano letivo chegou repleto de solidariedade aos alunos do Colégio Crescer, que encaminharam ao Fundo Social de Solidariedade (Funss), nesta quinta-feira (15), brinquedos novos para a Campanha Natal Solidário 2022. Os itens arrecadados têm destino certo: a Casa Sol, unidade de acolhimento coordenada pela Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) da Prefeitura de Jundiaí.

A diretora do Fundo Social, Francine Picardi, recebeu a aluna do segundo ano do Ensino Médio, Heloísa Santos de Oliveira, e o professor Yan Charles Luz, que representaram a comunidade escolar. “O envolvimento de todos foi muito bacana, desde o Fundamental até o Médio. Estou muito feliz com o resultado e, principalmente, em poder ajudar quem mais precisa”, disse a estudante. Já o docente explicou que a iniciativa integrou um projeto pré-universitário: “Nosso objetivo era tirar os jovens da zona de conforto, apresentando realidades distintas e despertando o protagonismo para a criação e o desenvolvimento de ações sociais”.

Heloísa ajudou a organizar a campanha de arrecadação, dentro da escola

Segundo Francine, as doações espontâneas chegam em boa hora e reforçam os atendimentos do Funss, que se intensificam nesta época do ano. “A Prefeitura adquire brinquedos novos para as crianças que são atendidas pelas entidades que possuem cadastro em nossa unidade. Mas isso é feito a partir de um levantamento prévio, que precisa ser entregue até o mês de julho devido ao processo licitatório. Doações como esta são essenciais e fazem a diferença porque chegam até aquelas famílias que, por diferentes motivos, ficaram de fora do cadastro”.

Vinculada à Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), a Casa Sol é um abrigo instalado em endereço sigiloso e destinado ao acolhimento de mulheres vítimas de violência e sob ameaça de morte por parte de seus agressores. Durante o acolhimento, podem acompanhar a vítima seus filhos e demais dependentes, como genitores e irmãos.

A doação recebida pelo Fundo Social já foi direcionada para a Casa Sol

A gerente da Casa Sol, a assistente social Sileni Aparecida dos Santos, reforça a importância das doações, que irão reforçar a brinquedoteca do serviço. “Os novos brinquedos irão tornar ainda mais acolhedor e humanizado o ambiente da Casa Sol, auxiliando na reconstrução do projeto de vida das famílias. Primeiramente, se pensa na mulher como vítima e nos filhos como testemunhas da violência, mas eles também são vítimas. Por isso, agradecemos e parabenizamos pela iniciativa e sensibilidade do professor Yan e de seus alunos, que, especialmente neste período do ano, reforçam a importância da parceria entre a sociedade e o Poder Público no enfrentamento à violência”.

Doações podem ser feitas até a próxima segunda (19), no Fundo Social.

Como ajudar?

A Campanha Natal Solidário de Jundiaí prossegue até a próxima segunda-feira (19). Podem ser doados brinquedos novos ou usados em bom estado. Além disso, a população também pode colaborar para um Natal sem Fome, doando alimentos não perecíveis.

O endereço do Fundo Social de Solidariedade é o Parque da Uva e o acesso é pela avenida Dona Manoela Lacerda de Vergueiro, s/n, portão 03, bairro Anhangabaú. O funcionamento da unidade é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados. Informações pelos telefones (11) 4589-6319, 4589-6320, 4589-6322.

Assessoria de Imprensa

Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/12/16/natal-solidario-colegio-mobiliza-alunos-e-doa-brinquedos-para-a-casa-sol/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original