Lançamento da Rota Turística da Cerveja Artesanal e Festival da Coxinha de Queijo atraem público no Espaço Expressa

Publicada em 17/12/2022 às 16:46

Dando continuidade às comemorações dos 366 anos de Jundiaí, o Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa) teve neste sábado (17) uma programação com diversas opções gastronômicas e culturais. O destaque foi o lançamento oficial da Rota Turística da Cerveja Artesanal, além do 4º Festival da Coxinha de Queijo, com barracas e produtos das cervejarias, lanchonetes das famosas coxinhas, food-trucks, intervenções culturais e shows musicais. As atrações, que seguem neste domingo (18), das 10h às 22h, atraem e conquistam o público, formado principalmente por famílias.

CONFIRA AS FOTOS

O gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, representando o prefeito Luiz Fernando Machado, parabenizou os cervejeiros e reforçou que a parceria alavanca a economia criativa, com fomento ao turismo. “O Expressa é um espaço de cultura, humanidades e futuro, voltado para as famílias. Estamos celebrando os 366 anos de Jundiaí com inúmeras entregas e ações para a população, priorizando e investindo nas crianças e no presente, com a perspectiva de um futuro com pessoas mais preparadas para os desafios de um mundo em plena transformação”.

Eduardo Alvarez, gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), sinalizou a importância do lançamento da Rota Turística da Cerveja Artesanal, num combo com o Festival da Coxinha de Queijo, grandes atrativos para o turista que visita Jundiaí. “Temos um grupo organizado com 17 cervejarias que contribuem significativamente para o crescimento do setor, lembrando que a cerveja artesanal é uma tendência mundial que cresce a cada ano”.

Participantes brindaram o lançamento da Rota Turística da Cerveja Artesanal, que contou com a articulação do Polo Cervejeiro de Jundiaí

“É uma honra ver o pessoal do Polo aqui reunido. Jundiaí é uma cidade histórica e cercada por histórias. É uma emoção saber que estamos escrevendo um capítulo dessa história. Esse lançamento é um marco para a nossa cidade, para a cerveja artesanal e para o turismo cervejeiro da região”, disse Charles Henrique da Cruz, fundador do Polo Cervejeiro de Jundiaí, agradecendo o acolhimento, com um brinde especial do grupo de participantes.

Marcela Moro, diretora do Departamento de Fomento ao Turismo, ressaltou que é um presente para Jundiaí entregar a Rota Turística. “A consolidação foi um esforço coletivo, com a contribuição e articulação do Polo Cervejeiro. Toda vez que organizamos um segmento, ele ganha força. Nossa proposta é fazer com que o turista venha por conta da nossa uva, do nosso vinho, da nossa coxinha de queijo e também por conta da nossa cerveja artesanal”.

Os visitantes podem prestigiar e comprar as cervejas das barracas dos estabelecimentos, que agora compõem a Rota da Cerveja Artesanal.

Atrações para as famílias

“O dia está propício, com tudo a favor: cerveja, cadeira no gramado e esse ventinho no rosto”, disse a visitante Andréa Pimentel, satisfeita com a organização. No local conheceu Rafaela Kozenevskas, que também desfrutava do clima e das atrações junto com a filha Maria Clara, de 6 anos. “Uma alegria nos deparar com essa programação maravilhosa”, comentou, citando a “energia boa” do espaço e as opções kids que a filha adora.

Maria Clara, Rafaela e Andréia se conheceram no espaço: “energia boa”, entretenimento e iguarias

Érica Pacheco, Ana Clara de Souza e Josefa Pacheco, respectivamente mãe, filha e avó, souberam da programação pelas redes sociais. “Tudo que a gente gosta, para um fim de semana perfeito”, lembrou Érica.

“Sempre gostei do espaço, que é um privilégio para os moradores da cidade, principalmente com um evento incrível como esse. Tudo muito bem pensado”, afirmou Priscila Pássaro, ao lado do marido Lucas e dos filhos Arthur, Leonardo e Nicole.

Priscila e Lucas, com os filhos Arthur, Leonardo e Nicole, prestigiaram a programação
Érica, Ana Clara e Josefa provaram as delícias gastronômicas que deixam o final de semana muito melhor

Patrimônio imaterial da cidade

Entre as opções à venda estão as iguarias dos restaurantes que competem no 4º Festival da Coxinha de Queijo de Jundiaí, com foco no eixo “Cidade e Cidadania”, por ser um patrimônio imaterial da cidade. O resultado final do concurso será revelado neste domingo (18), a partir das 15h, com as coxinhas do Buffet L’amour de la Nuit, Delícias da Leia, Lambuza Bistrô (campeão da edição 2020), Mattenhauer Salgados e Tropicana, além do Kiosque da Roseira (campeã em 2019 e 2021).

O Festival é promovido pela Prefeitura de Jundiaí, por meio do Departamento de Turismo da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), em parceria com o Departamento de Patrimônio Histórico da Unidade de Gestão de Cultura (UGC). Tem como objetivo eleger a melhor coxinha de queijo de Jundiaí, fortalecendo a identidade dessa iguaria como patrimônio imaterial de Jundiaí. O festival premiará a primeira colocada na votação popular e a melhor avaliada pelo júri técnico.

Nas demais barracas e food-trucks espalhados pela Área Parque Central, os visitantes podem comprar as variedades de permissionários das feiras e varejões municipais, como pastéis, espetinhos, lanches de pernil, hambúrgueres, crepes, churros, saladas de frutas e caldo de cana. Neste domingo (18), o time de delícias conta ainda com o reforço do frango e da polenta frita.

Os integrantes da Feira do Produtor Rural também levaram seus produtos, como frutas, legumes, cogumelos e derivados, granolas (salgadas e doces) e mel, além da tradicional Uva Niagara Rosada. O Espaço Expressa fica na avenida União dos Ferroviários, 1760, com entrada e estacionamento gratuitos.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/12/17/lancamento-da-rota-turistica-da-cerveja-artesanal-e-festival-da-coxinha-de-queijo-atraem-publico-no-espaco-expressa/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original