Segurança no Trânsito – Novos equipamentos ampliam orientações a motoristas

Publicada em 17/12/2022 às 10:52

Se tem alguém que vivencia o trânsito de Jundiaí diariamente é o motorista de aplicativo, José Ricardo, que atua na profissão há dois anos. Ele conta que já presenciou vários acidentes, e todos causados pela imprudência. “Nesses últimos dias de chuva, eu vi uma colisão entre uma moto e um carro. Muitos motoristas não dão seta, e fecham o outro.” Ele, inclusive, já notou os investimento realizados pela Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte para ampliar a orientação aos motoristas no trânsito de Jundiaí.

“É importante, porque o trânsito fica organizado e seguro. A gente precisa ficar atento sempre”, afirma o motorista que aprovou o novo painel eletrônico com mensagens, disposto na rotatória da rodovia vereador Geraldo Dias.

José Ricardo, motorista de aplicativo, afirma que sinalizações e orientações proporcionam organização e segurança

Assim como esse painel, com o objetivo de ampliar as ações educativas do trânsito, a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) adquiriu outros equipamentos para orientar os motoristas nas vias municipais. São dois painéis eletrônicos móveis de mensagens, um na Geraldo Dias e o outro instalado na rua Lacerda Franco, dois painéis fixos, com formato de pórtico – estão sendo instalados nas Avenidas Jundiaí e Nove de Julho.

Painel móvel orienta com mensagens sobre normas e intervenções no trânsito

O gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz, explica que esses equipamentos são essenciais para ampliar o trabalho de orientação dos agentes do Departamento de Trânsito. “Com a tecnologia aliada às nossas ações educativas, queremos cada vez mais conscientizar os motoristas sobre os cuidados e as dinâmicas no trânsito. Tudo para priorizar a segurança e preservar vidas.”

Tanto os painéis móveis quanto os fixos transmitem mensagens para reforçar sobre as medidas e normas para a segurança viária, como o uso obrigatório de cinto de segurança, limite de velocidade, intervenções estratégicas, como mudanças no fluxo da via, entre outras. Esses painéis sinalizadores são monitorados remotamente pelos profissionais do Centro de Controle Operacional (CCO) de Trânsito, o que facilita que as mensagens sejam editadas instantaneamente, quando necessário.

“Todos os equipamentos são ferramentas importantes para aumentar o controle e aprimorar a gestão educativa de trânsito, oferecendo orientação aos motoristas para que possam contribuir com um trânsito mais fluído e seguro. São equipamentos aprovados e homologados pelos órgãos competentes”, comenta o Diretor de Trânsito, Esdras Benedito Cintra Júnior.

Carlos Henrique ensina a netinha desde pequena sobre os cuidados e importância de respeitar as normas de trânsito

O aposentado Carlos Henrique Martins se preocupa com a segurança da família. Ele trabalhou como motorista profissional e ensina a neta desde pequena a como colaborar para um trânsito seguro. “Ela já sabe que o semáforo verde é para seguir, o amarelo para ficar em alerta e o vermelho para parar. Hoje, a maioria dos motoristas usam cinto e colaboram com as normas de trânsito, o que é essencial para a nossa segurança.”

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/12/17/seguranca-no-transito-novos-equipamentos-ampliam-orientacoes-a-motoristas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original