Lambuza Bistrô leva o título da melhor coxinha de queijo de Jundiaí

Publicada em 18/12/2022 às 21:54

A eleição do júri técnico do 4º Festival da Coxinha de Queijo de Jundiaí foi realizada na tarde deste domingo (18), no Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa). O título ficou com o Lambuza Bistrô. “Levamos muito a sério nosso trabalho, tendo como ingredientes principais o amor e o carinho, buscando sempre tocar os corações. Trabalhamos em família ao longo destes cinco anos, desde quando começamos, com a equipe hoje composta por 20 pessoas”, celebrou o integrante da empresa, Alisson Batistella. A atividade fez parte das comemorações de 366 anos de Jundiaí.

O Lambuza Bistrô começou no bairro Engordadouro, onde fica a matriz, tem outra unidade na rua do Retiro e nesta segunda-feira (19) inaugura uma terceira loja em São Paulo, levando a coxinha de queijo também para os paulistanos.

CONFIRA AS FOTOS

Lambuza Bistrô recebeu a placa de Vencedor 2022, no palco da Sala Jundiaí, onde foi realizada a escolha por um qualificado júri técnico

Os jurados Chefe Emanuelle Oliveira Gomes, Chefe Fábio Ligório, Chefe Tiago dos Reis Brugnerotto e Mônica Leonardi Schincariol fizeram a análise sensorial, que foi auditada pelo Dr. Henrique Silvano Arruda, cientista de alimentos graduado pela Universidade Federal de Viçosa, Mestre e Doutor em Ciência de Alimentos, pela Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas.

O teste sensorial utilizou uma escala de cinco pontos que levou em consideração os critérios: sabor e aroma, textura, qualidade da massa, qualidade do recheio, estética e apresentação. Para a classificação das amostras, foi utilizada a metodologia científica denominada teste de aceitação. Ao final, as notas foram somadas para a definição da melhor coxinha de queijo de Jundiaí. A média das notas dos quatro jurados técnicos mais o júri popular foi de 4,68, dando a vitória para o Lambuza Bistrô, que recebeu a placa de vencedor do concurso.

Teste sensorial considerou os critérios sabor e aroma, textura, qualidade da massa, qualidade do recheio, estética e apresentação

“Estamos muito felizes com mais essa entrega do governo Luiz Fernando Machado, que é o Concurso da Melhor Coxinha de Queixo junto com o Festival da Cerveja Artesanal, neste fim de semana, propositalmente para comemorar os 366 anos de Jundiaí. A vencedora é a população, pois a iniciativa estimula que todos os empreendimentos de coxinha aprimorem cada vez mais suas receitas. Concorrer já é o grande prêmio e todos são vencedores, pela coragem e arrojo de participar”, disse o gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Eduardo Alvarez. 

O gestor de Cultura, Marcelo Peroni, deu ênfase na importância do trabalho em parcerias, de forma intersetorial, unindo esforços. “Era um grande desejo que transformássemos esse local num espaço de cultura, que é entendida de uma forma muito ampla, envolvendo a gastronomia e economia criativa, com uma série de atividades, costumes, tradições e histórias. É um espaço ideal para receber tudo isso”, explicou, lembrando que a transformação só faz sentido com a presença e participação do público.

“Foi uma experiência única, um desafio, pois estava sempre do outro lado. Fiquei muito honrosa, mostrando que o nosso conhecimento já pode fazer parte de um júri, o que meu deu ainda mais ânimo para o desenvolvimento de produtos cada vez melhores”, disse Mônica Leonardi Schincariol, convidada para o corpo de jurados e criadora do Kiosque Roseira, vencedor do concurso na edição do ano passado e também em 2019.

O 4º Festival da Coxinha de Queijo de Jundiaí entrou na programação do Espaço Expressa com foco no eixo “Cidade e Cidadania”, fortalecendo a identidade da coxinha de queijo como patrimônio imaterial da cidade. Neste ano competiram o Buffet L’amour de la Nuit, Delícias da Leia, Mattenhauer Salgados, Tropicana e Lambuza Bistrô, campeão da edição 2020 e agora de 2022.

Foi promovido pela Prefeitura de Jundiaí, por meio do Departamento de Turismo da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), em parceria com o Departamento de Patrimônio Histórico da Unidade de Gestão de Cultura (UGC).

Parque de Bambus e telão da final da Copa

Foi mais um dia de comemoração pelos 366 anos de Jundiaí, com uma diversificada programação na área do parque central e atrações culturais na Sala Jundiaí de Espetáculos, além das barracas de cerveja artesanal, food-trucks e variedades de permissionários das feiras e varejões municipais.

Público lotou o Espaço Expressa e prestigiou as atrações na área do parque central, degustando as delícias gastronômicas

Uma das atrações que mais encantou as crianças foi o Parque dos Bambus. “Gostei muito, pois além da diversão essa montagem de bambus é um treino de equilíbrio”, comentou Bernardo Rodrigues Alves, 9 anos, que estava com sua família.

O telão instalado na área central foi uma atração à parte, possibilitando aos visitantes assistirem à final da Copa do Mundo, enquanto degustavam as delícias gastronômicas e aproveitavam as atrações espalhadas pelo espaço. Shows musicais se estenderam até a noite, encerrando a programação do fim de semana.

Bernardo, de 9 anos, no Parque de Bambus: “diversão e treino de equilíbrio”

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/12/18/lambuza-bistro-leva-o-titulo-da-melhor-coxinha-de-queijo-de-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original