Perto de completar um ano, Fábrica das Infâncias Japy recebe premiação por seu projeto cênico

Publicada em 19/12/2022 às 08:23

A Fábrica das Infância Japy recebeu nessa quinta-feira (15) o Prêmio IAB-SP 2022, do departamento paulista do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), na categoria “Interiores e Design – Arquitetura Efêmera”. A condecoração é destinada ao projeto cênico implementada no espaço em agosto deste ano pelo Ateliê Navio, escritório de arquitetura parceiro institucional da Rede Urban95 da Fundação Bernard van Leer, rede da qual o Município faz parte.

Inaugurada em 18 de dezembro do ano passado e, portanto, perto de completar um ano de existência, a Fábrica já recebeu neste período cerca de 32 mil visitantes. Já seu novo projeto cênico foi implementado em agosto deste ano e tem como eixos temáticos principais “Rios Flutuantes” e “Fios que tecem”, respectivamente, uma referência aos canais fluviais da cidade e à atividade fabril têxtil previamente desenvolvida no espaço.

“Premiações como esta atestam o quão acertada é a decisão de Jundiaí em se tornar a Cidade das Crianças. E a Fábrica das Infâncias Japy, além de ser um espaço voltado para as crianças, também levou em consideração os desejos e perspectivas delas para que chegasse neste patamar de qualidade como serviço à população e sucesso de público. ”, comentou o prefeito Luiz Fernando Machado.

Novo mobiliário cênico é inspirado nos temas “Rios Flutuantes” e “Fios que tecem”

Segundo o gestor de Cultura, Marcelo Peroni, premiação coroa o novo significado de uso programado para o local. “A Fábrica das Infâncias Japy é o nosso equipamento referência para aplicação dos conceitos Urban95, que consistem em dar protagonismo às crianças nas tomadas de decisões para o planejamento urbano. A Fábrica é também um espaço dentro dos conceitos preconizados pelo pedagogo italiano Francesco Tonucci, pela rede de Cidades das Crianças, da qual Jundiaí também faz parte. Por isso, uma condecoração como esta da IAB coroa as experiências já realizadas neste período de um ano e inspira novidades para o futuro”, comentou.

A arquiteta e urbanista Úrsula Troncoso, fundadora do Ateliê Navio, recebeu o prêmio em nome do escritório na cerimônia realizada na Unibes Cultural. “O mais importante de se destacar é a felicidade em receber este reconhecimento por proporcionar um espaço urbano público e gratuito de qualidade para as crianças, que participaram, por meio do Comitê, do desenvolvimento do projeto, desde a análise dos desenhos até indicações”.

Além de sede do Comitê das Crianças, a Fábrica fica aberta gratuitamente ao público e recebe diversas programações propostas pela Prefeitura pelo programa Cidade das Crianças, como as atrações gratuitas todos os sábados e domingos, às 10h30; oficinas de “sling”, “baby fusion”, artesanato com elementos da natureza e grafitagem; ensaios da turma de pré-coral (musicalização infantil) vinculados ao Coral Infantojuvenil Cidade das Crianças; espetáculo interativo da Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí (OSMJ); atividades da iniciativa BrincAR LIVRE; e diversas atividades voltadas às famílias do programa Criança Feliz, em parceria com a Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS).

Parte dessas atividades realizadas, como o BrincAR LIVRE, são desenvolvidas no Parque Naturalizado da Fábrica, instalação externa sem brinquedos estruturados, como balanças e escorregadores, mas montada com elementos como troncos, galhos, folhas, terra, areia e pedras.

A Fábrica das Infâncias Japy fica na rua Lacerda Franco, 175 – Vila Arens. O espaço fica aberto de terça a sexta-feira, das 9h às 17h; e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 13h. A entrada de visitantes será permitida somente até 30 minutos antes do horário de fechamento. O telefone para contato é o (11) 4521-0971.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ e Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/12/19/perto-de-completar-um-ano-fabrica-das-infancias-japy-recebe-premiacao-por-seu-projeto-cenico/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original