Obras do Centro das Artes avançam e têm prazo de entrega para março

Publicada em 20/12/2022 às 17:44

Artistas de Jundiaí fizeram nova vistoria às obras do Centro das Artes, nesta segunda-feira (19), a convite da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) da Prefeitura. Com conclusão prevista para março, 77% dos serviços estão executados. O grupo conferiu detalhes de todos os ambientes do prédio e teve as suas dúvidas esclarecidas pelo gestor da área, Marcelo Peroni.

“O objetivo da visita é apresentar para os artistas o andamento e o cuidado da Prefeitura com as obras, sempre acompanhadas pelas autoridades de preservação do patrimônio e pelo Corpo de Bombeiros. Será um espaço totalmente dedicado à Cultura e com sua reabertura surgirão também novas possibilidades para a classe e para a população”, afirma Peroni.

O prefeito Luiz Fernando Machado ressalta que a obra integra as intervenções do Plano de Requalificação e Reabilitação do Centro Histórico. “A reforma completa do Centro das Artes tem como foco a preservação deste importante patrimônio histórico de Jundiaí e leva em conta a vocação cultural de ocupação do Centro, as demandas da classe artística e as intervenções necessárias para o acesso universal de pessoas com deficiência”.

Espaço irá ganhar uma nova sala de espetáculos no andar térreo, com até 100 lugares

Logo na entrada, o Centro das Artes ganha uma ampla área de convivência, com espaço para apresentações e projeções artísticas, central de bilheteria de todos os equipamentos da UGC, uma cafeteria e um empório para comercialização de produtos locais, como livros de autores jundiaienses e artesanato do Jundiaí feito à Mão. Ainda no espaço, haverá um ambiente de co-working do Jundiaí Empreendedora.

O diferencial do projeto, segundo o gestor, é a manutenção da história do espaço e, ao mesmo tempo, os aspectos inovadores que farão da Sala Glória Rocha um dos espaços teatrais mais modernos do Brasil. O tratamento acústico começa desde o acesso, como barreiras, porta e cortinas, e segue em todo o espaço, tanto nas paredes quanto no teto.

A sala de espetáculo também ganha ampliação de seu pé direito, maior área de palco e um corredor de rotunda, além de uma cabine de audiodescrição, ao lado da sala de som e luz. Além disso, deverá receber, como próximas intervenções, sua nova roupagem gênica, cortinas e poltronas.

Além da escada principal, o acesso ao piso superior poderá ser feito também por elevador

Outras novidades
O térreo do Centro das Artes também vai ganhar uma nova sala de espetáculos, com até 100 lugares móveis, para disposição conforme a necessidade, e no andar superior, uma Galeria de Exposições, com iluminação cênica adequada. O acesso ao piso superior poderá ser feito pela escada principal ou elevador, o que garante acessibilidade.

Durante a visita, os artistas, ainda, puderam conferir também as novidades dos camarins, a nova sala para atendimento à imprensa, o espaço onde será instalado o elevador para carregamento de cenários e equipamento, o corredor de acesso da produção, além de banheiros e salas para usos múltiplos, e conheceram as propostas de intervenções na rua Barão de Jundiaí, em frente ao local.

Para o dramaturgo Marcos Duarte, a visita foi o retorno a um espaço cheio de memórias. “A Prefeitura, finalmente, transformou a Sala Glória Rocha num palco de teatro. Saio daqui com a sensação de que foi uma obra que levou seu tempo por conta de seus importantes detalhes e de que será entregue da melhor maneira possível, do jeito que a classe artística e a população jundiaienses merecem”, comentou Marcos, que já diz ter pisado aquele palco como ator, escritor, iluminador e cenógrafo.

A visita também foi acompanhada por Vastí Atique e Alex Soares, respectivamente, diretores artísticos do Coral Municipal e da Cia. Jovem de Dança, corpos artísticos municipais. “Aqui vivemos Encontros de Corais fabulosos. Estou até emocionada de ver tantas melhorias surgindo”, comentou Vastí.

“Durante a visita já pensei em possíveis espetáculos, talvez duos ou trios dos bailarinos da companhia, com os outros corpos artísticos com música ao vivo junto com a Orquestra ou com o Coral, algo que já está em nossos planos”, declarou Alex.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/12/20/obras-do-centro-das-artes-avancam-e-tem-prazo-de-entrega-para-marco/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original