Pé de Ouvido: novos totens são instalados nos terminais urbanos

Publicada em 20/12/2022 às 13:01

Como parte da programação em comemoração pelo aniversário de 366 anos de Jundiaí, a Prefeitura instalou nos terminais de ônibus municipais novos totens da campanha Pé de Ouvido. Com um QR code impresso, as placas dão acesso aos interessados para que ouçam, a partir de seus celulares, histórias de tradições orais de todos os cantos do mundo, narradas por diferentes artistas da região.

A campanha “Pé de Ouvido” é um desdobramento da iniciativa “Pé de Infância”, que tem como foco o desenvolvimento pleno dos cidadãos durante a infância, a partir do resgate de tradições orais, brincadeiras e intercâmbio entre as gerações. A campanha é uma proposta da Rede Urban95 da Fundação holandesa Bernard van Leer, respectivamente, uma rede mundial da qual Jundiaí faz parte e uma importante parceira do Município na implementação de políticas públicas voltadas para a Infância, pelo programa municipal Cidade das Crianças.

A operadora de telemarketing Helen Monteiro aproveitou a passagem pelo terminal Hortolândia para mostrar a novidade ao filho Murilo, de dois anos. “Em casa temos o hábito de contar histórias para ele, pois entendo que isso seja importante para o desenvolvimento, e sei que na escola as professoras também contam bastante”, comentou.

Helen apresentou a novidade para o filho Murilo enquanto esperavam o ônibus na volta da escola

“Toda infância pede contação de histórias e, com um inteligente trocadilho de palavras, os totens da campanha Pé de Ouvido dão um incentivo aos pais e responsáveis por crianças na cidade para que proporcionem para seus filhos esta experiência, de passarem mais tempos juntos, compartilhando saberes e realizando trocas, tão importantes para o desenvolvimento cognitivo e emocional deles”, comentou o gestor de Cultura, Marcelo Peroni.

Outros pontos da cidade já contavam com os totens da campanha, como o Paço Municipal, o Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa), os jardins do Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão. Quem quiser pode ainda acessar as dez contações de histórias disponíveis diretamente no site da Cultura.

Mais ações nos terminais
Também pela programação de aniversário, cada um dos terminais tem recebido ao longo deste período intervenções artísticas surpresas no formato de falshmobs e interações com o público.

Estão programados para os próximos dias as seguintes atrações, sempre às 18h: Acarajé da Mona apresenta “Baianas do Acarajé” no terminal Vila Arens nesta terça (20); Cia. TD Artes apresenta “Matula Palhaços” no terminal Cecap nesta quarta (21); e Tomada Cultural Produções apresenta “Baque Delas” no terminal Rami nesta quinta-feira (22).

Nessa segunda (19), uma das intervenções foi realizada pelo coletivo #PretaEu no terminal Central

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/12/20/pe-de-ouvido-novos-totens-sao-instalados-nos-terminais-urbanos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original