Confira o Abre e Fecha da Prefeitura para o Natal e Ano Novo

Publicada em 22/12/2022 às 10:02

Conforme estabelecido pelo Decreto Municipal nº 30.673, de 22 de novembro de 2021, que define como feriados nacionais o Dia de Natal e Dia da Confraternização Universal e como pontos facultativos as suas respectivas vésperas, os serviços e equipamentos públicos municipais vinculados à Prefeitura poderão ter seus horários de funcionamento alterados nos dias 24, 25 e 30 de dezembro de 2022 e 01 de janeiro de 2023. Confira abaixo os detalhes:

Os setores administrativos em geral encerram os expedientes nas sextas-feiras 23 e 30, às 12h, conforme estabelecido pelo Decreto Municipal nº 32.309, de 20 de dezembro de 2022, e como não ficam abertos ao público aos finais de semana, retomam o atendimento nas segundas-feiras 26 de dezembro e 02 de janeiro, em seus respectivos horários de funcionamento. São eles:  

  • Paço Municipal;
  • Unidades de Gestão externas (como Cultura, Educação e Assistência e Desenvolvimento Social);
  • Complexo Argos;
  • Fundo Social de Solidariedade (Funss);
  • Fundação Municipal de Ação Social (Fumas);
  • Procon;
  • Instituto de Previdência do Município de Jundiaí (Iprejun);
  • Espaço Jundiaí Empreendedora no Maxi Shopping – onde também funcionam o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e o Banco do Povo).

Saúde
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Clínicas da Família, Ambulatórios, CAPS 2, CAPS 3 e o CAPS Infantojuvenil fecham às 12h, nos dias 23 e 30 de dezembro, e reabrem nas segundas-feiras, após os feriados – dias 26 de dezembro e 2 de janeiro. O CAPS AD fica aberto 24 horas, apenas para acolhidos

CAPS III fecha ao meio-dia do dia 23 e retorna no dia 26

As Unidades de Pronto-Atendimento (PAs) da Ponte São João (rua Santo Antônio, 191), Retiro (rua Maria Lúcia de Almeida, 100) e Hortolândia (rua Campinas, 58, Vila Hortolândia) funcionam das 7h às 19h (com fechamento dos portões às 18h), para atendimento de síndrome gripal e demanda geral adulto e criança.

As situações de urgência devem ser encaminhadas para PA Central (adultos), Hospital Universitário (gestantes, crianças e adolescentes), UPA 24h Vetor Oeste (crianças e adultos), diariamente, 24h. O Hospital São Vicente de Paulo permanece sem alteração no fluxo de atendimento.

O cronograma de vacinação contra Covid-19 segue conforme divulgado previamente no Calendário de Vacinação.

Coleta de lixo
Os cronogramas de coletas nos sábados 24 e 31 de dezembro terão seus inícios antecipados – começando às 17h em vez de as 19h -, e como já não funcionam aos domingos, não haverá coletas nos dias 25 de dezembro e 01 de janeiro.

Os cronogramas completos podem ser consultados no site da Prefeitura.

Mobilidade e Transporte
Durante o sábado (24), as linhas de ônibus contarão com viagens extras para atender comerciários e consumidores. Já no domingo (25), a frota será equivalente a que é disponibilizada na operação de feriados, com adequações na programação de horários.

No sábado (31), a operação será normal com horários de sábado até as 16 horas, contando, após esse período, com horários especiais. No domingo (01), novamente, as linhas funcionarão com horário de feriados, com adequações.

As tabelas horárias dos ônibus podem ser conferidas na internet e a localização do ônibus em tempo real pode ser consultada no aplicativo Cittamobi.

Cronogramas de coletas nos sábados serão antecipados em duas horas para que os trabalhadores possam passar as festas em família

Cultura
Durante os dias 24, 25 e 30 de dezembro e 01 de janeiro, o administrativo da Unidade de Gestão de Cultura no Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa) e todos os equipamentos culturais permanecem fechados.

Após o feriado do Natal, reabrem na segunda-feira (26) o administrativo da UGC e a Pracinha da Cultura do Vista Alegre, às 8h, e a Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot, às 9h. Já os demais passam por limpeza e manutenção na segunda (26) e reabrem na terça-feira (27).

Já após o feriado do Ano Novo, também reabrem na segunda (02), às 8h, o administrativo da UGC e a Pracinha da Cultura do Vista Alegre, e às 9h, a Biblioteca.

Os demais equipamentos novamente ficam fechados na segunda (02) e reabrem na terça-feira (03), com exceção do Museu Ferroviário, que reabre somente no sábado (07).

Feiras e varejões
As feiras e varejões municipais funcionam normalmente nos sábados 24 e 31, mas não funcionam nos domingos 25 de dezembro e 01 de janeiro.

Toda a programação, locais e horários podem ser consultados no site do Agronegócio e Abastecimento.

Nos dias 25 de dezembro e 01 de janeiro, linhas de ônibus funcionarão com horário de feriados

DAE
A sede administrativa da DAE e os postos de atendimento do Centro, Vila Hortolândia, Ponte São João e Eloy Chaves funcionarão nesta sexta-feira (23) somente até as 12h. Já o posto do Poupatempo terá expediente normal, das 9h às 17h, e no sábado (24), porém, a unidade no Poupatempo, única que abre neste dia, estará fechada.

Em caso de emergência, os munícipes podem entrar em contato com a DAE pela Central de Relacionamento, no telefone 0800 0133 155, com atendimento 24 horas. Mais informações também podem ser obtidas pelo site da empresa.

Parques
O Parque da Cidade e Mundo das Crianças, que integram o complexo administrado da DAE Jundiaí, estarão abertos no dia 23 e fechados nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 01 de janeiro.

Nos demais dias, o Parque da Cidade abre normalmente – de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 19h; e aos finais de semanas e feriados, das 6h30 às 18h – com entrada permitida até uma hora antes do encerramento das atividades.

Já o Mundo das Crianças funciona de terça a domingo, das 7h às 17h, com entrada autorizada até as 16h. Aos finais de semana e feriados, o acesso é feito somente sob agendamento prévio e gratuito.

Os demais parques municipais também permanecem fechados nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 01 de janeiro.

Serviço Funerário
Os cemitérios municipais Nossa Senhora do Montenegro e Nossa Senhora do Desterro permanecem abertos normalmente, das 7h às 17h, para sepultamentos, visitas e reformas de túmulos. O atendimento do velório Adamastor Fernandes segue o funcionamento 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Assistência e Desenvolvimento Social
O Centro Pop (rua Marechal Deodoro da Fonseca, 504 – Centro), equipamento voltado ao atendimento à população em situação de rua, como já não tem expediente aos finais de semana, permanecerá fechado nesses dias.

Durante o período, as equipes do Serviço Especial de Abordagem Social (SEAS) dão continuidade às ações de busca-ativa e ficam disponíveis para acionamento e atendimentos a chamados, 24 horas por dia, pelo telefone (11) 98531-0146.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/12/22/confira-o-abre-e-fecha-da-prefeitura-para-o-natal-e-ano-novo/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original