Jundiaí Empreendedora se consolida na geração de emprego e fomento aos negócios

Publicada em 23/12/2022 às 11:49

O ano de 2022 foi marcante para Jundiaí na área econômica com um trabalho intenso em promover um ambiente inovador, empreendedor e tecnológico. O resultado fez a cidade atingir números expressivos na geração de emprego e oportunidade, com o programa Jundiaí Empreendedora cada vez mais solidificado.

Neste ano, o portal Jundiaí Empreendedora ofereceu mais de 29 mil vagas de emprego, com aproximadamente 5 mil pessoas empregadas através da plataforma. Mais de 1 mil empresas anunciaram vagas no portal neste ano.

O número de empregos formais se manteve positivo durante o ano. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), – que reúne o total de admissões e desligamentos, o saldo positivo foi de 7.886 nos dez meses que foram divulgados (83.891 admissões e 76.005 desligamentos).

Em fevereiro, a Prefeitura de Jundiaí inaugurou o Espaço Jundiaí Empreendedora, que aglutina diferentes serviços como o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), Banco do Povo, Sebrae Aqui, DAE, Seguro Desemprego, Vigilância Sanitária, Balcão do Empreendedor, Exporta + Jundiaí – orientação para importação e exportação, atendimento para pessoas com deficiência – emprego e recolocação profissional, orientação ao produtor rural, feirante, artesão e turismo, startups – orientação para aderir ao Campus Jundiaí e também conta com o primeiro coworking público da cidade, incubadora de startups, salas de recrutamento e entrevista para empresas, capacitação de mão de obra, entre outros. O espaço fica no Maxi Shopping. Além dos atendimentos, o Espaço tem sido utilizado pelas empresas para a realização de processos seletivos e capacitação.

DESCRIÇÃO DE IMAGEM: Jundiaí Empreendedora passou mais de 29 mil vagas de emprego em 2022
Jundiaí Empreendedora recebeu 29 mil vagas de emprego no ano de 2022

“Nossa gestão entende a importância de valorizar a geração de emprego e estimular o empreendedorismo. Ampliar as chances a cada jundiaiense que ainda procura oportunidade no mercado de trabalho é uma agenda permanente de nossa parte. Desde as reuniões com empresários, aprimorando nossa vocação para receber novos negócios, até os cursos de qualificação que nós oferecemos: há um conjunto real de ações em Jundiaí que buscam gerar mais postos de trabalho em nossa cidade”, explica o prefeito Luiz Fernando Machado. Em 2022, foram realizados mais de 70 encontros entre o prefeito, gestores e empresas da cidade.

Para Cristiano Lopes, gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT), a inauguração do Espaço Jundiaí Empreendedora foi um estímulo à geração de novas vagas de trabalho. “Não só o espaço, mas como todo o Programa Jundiaí Empreendedora é um grande fomentador de vagas de trabalho. Temos trabalhado forte em três eixos – qualificação de pessoas, inovação e empreendedorismo local – e temos avançado muito, melhorando o ambiente de negócios, atração de novas empresas, de olho na modernidade e no futuro”, explica.

O gestor de Governo e Finanças, José Antônio Parimoschi lembra que outra aposta para melhorar o ambiente de negócios é a inovação e a oferta de uma estrutura permanente para orientar os segmentos da economia.

“O governo se dedica para desburocratizar os serviços públicos e agilizar a abertura de novos negócios. Usamos a tecnologia para potencializar a geração de empregos, no conceito de Cidade Inteligente. Jundiaí investe na construção de um ecossistema de inovação para potencializar a vinda de novos negócios para o município, além de estimular o empreendedorismo local. Esse ciclo virtuoso traz empregos de boa qualidade e gera oportunidades e empregos”, afirma, lembrando da realização, em agosto, da 1ª FENS – Feira do Empreendedor, Negócios e Serviços, que teve grande sucesso e já está com a próxima edição agendada para o mês de março.

Internacionalização
A Internacionalização de Jundiaí também foi intensificada em 2022, com o objetivo de atração e investimentos e, consequentemente, geração de novas vagas de emprego. Em dezembro, como parte da programação dos 366 anos de Jundiaí, a Prefeitura apresentou ao setor produtivo, a versão impressa e digital de revista, disponível em quatro idiomas – português, inglês, espanhol e mandarim – e do novo site “Jundiaí, a Melhor Cidade do Brasil”.

“Jundiaí dá mais um passo em seu projeto de internacionalização e na atração de novos investimentos que resultam em avanços na melhor prestação de serviços à população e no desenvolvimento da cidade de maneira global”, concluiu Parimoschi.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/12/23/jundiai-empreendedora-se-consolida-na-geracao-de-emprego-e-fomento-aos-negocios/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original