Retrospectiva 2022: Educação promove competições que fomentam o aprendizado e a diversão

Publicada em 26/12/2022 às 16:49

O ano de 2022 reservou aos alunos da rede municipal de ensino competições que agregaram conhecimento, aprendizado e muita diversão. Uma das principais novidades foi a introdução do Torneio Mente Inovadora, um programa que desenvolve nos estudantes o raciocínio lógico matemático associado a habilidades socioemocionais, por meio de jogos e abordagens lúdicas de ensino.

Como forma de impulsionar o engajamento, foi feito um torneio interescolas entre os alunos de 4⁰s e 5⁰s anos de 48 EMEBs. A final, realizada no Complexo Argos, no dia 19 de novembro, contou com a participação de 96 alunos e seus familiares em uma grande festa da comunidade escolar jundiaiense. Ao final das competições, os quatro primeiros colocados de cada um dos anos receberam uma premiação especial e todos os alunos participantes ganharam uma medalha.

Torneio Mente inovadora estará de volta em 2023

Além da matemática e das habilidades socioemocionais, os meninos e meninas de Jundiaí tiveram a oportunidade de ocupar os espaços públicos para brincar, gravar e editar um vídeo do divertido momento. As melhores edições e as brincadeiras mais criativas foram premiadas no concurso “Brinc@r.com: o que as crianças narram sobre suas brincadeiras na cidade”. Todos os finalistas receberam medalhas e os campeões foram premiados com troféus e ingressos para um dia especial em um espaço de lazer, com direito a alimentação e acompanhante.

Além das competições municipais, os alunos tiveram a oportunidade de participar da 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), na qual mais de 400 alunos de 13 diferentes escolas da rede municipal garantiram a classificação para a segunda fase, além da Olimpíada Internacional de Matemática sem Fronteiras 2022, que terminou com as conquistas das medalhas de prata e ouro na etapa nacional. Vale dizer que Jundiaí foi a única cidade brasileira a receber uma medalha de ouro.

Alunos conquistaram medalhas na Olimpíada Internacional de Matemática sem Fronteiras 2022

“Para além de qualquer premiação ou competição, o aprendizado adquirido e o treinamento das habilidades sociais possuem muito valor para a vida de cada um dos alunos participantes. Os estímulos recebidos ainda quando criança auxiliam no desenvolvimento do ser humano, com reflexos que poderão ser vistos a médio e longo prazo. Jundiaí, como Cidade das Crianças, continuará investindo em inovações que contribuam com o crescimento de cada uma delas”, afirma o Prefeito Luiz Fernando Machado.

“As competições foram todas baseadas nos conceitos do Programa Escola Inovadora e estimulam os alunos a desenvolver as mais variadas habilidades. O estímulo ao desenvolvimento do raciocínio e o trabalho em grupo contribui para que os meninos e meninas da rede pública encontrem maneiras de resolver os problemas da vida, tornando-os pessoas melhores no futuro”, avalia a Gestora de Educação, Vastí Ferrari.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/12/26/retrospectiva-2022-educacao-promove-competicoes-que-fomentam-o-aprendizado-e-a-diversao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original