Cuidados simples previnem o aparecimento de animais sinantrópicos

Publicada em 27/12/2022 às 10:00

Temperaturas elevadas, chuva e clima úmido são condições para a proliferação não só do mosquito Aedes aegypti – transmissor das arboviroses dengue, zika, chickungunya –, mas também dos animais sinantrópicos, como baratas, escorpiões, ratos e uma série de outros. A atenção com as medidas de prevenção deve ser redobrada neste período.

Alguns desses animais podem trazer riscos conhecidos à saúde. Os escorpiões são venenosos e podem resultar em acidentes graves, principalmente com crianças, idosos, pessoas imunocomprometidas e animais de estimação. Os ratos, quando contaminados, são transmissores da leptospirose, enquanto as baratas podem transportar mecanicamente alguns microorganismos nocivos às pessoas.

O lixo deve ser descartado de maneira correta

“A orientação, principalmente nesta época quando, além do clima favorável, muitas pessoas saem para viajar e deixam suas casas vazias e sem os devidos cuidados, é manter os ambientes limpos, sem objetos que possam acumular água e servir de abrigo para esses animais, e também fazer o descarte correto do lixo. Uma simples tampinha jogada no quintal pode virar um criadouro para o mosquito Aedes aegypti. O lixo atrai baratas, que são alimentos de escorpiões”, explica o coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Luis Gustavo Grijota Nascimento.

Também fazem parte das medidas preventivas: eliminar as vias de acesso desses animais ao interior das casas, mantendo ralos fechados ou com telas, e vedando vãos de portas e janelas, conduítes de fiação elétrica e telefônica, tomadas e interruptores, caixas de inspeção de esgoto, caixas de passagem de águas pluviais e caixa de gordura.

“Os espaços externos às casas, como os quintais, devem ser mantidos sempre limpo e organizado, com grama aparada e sem acúmulo de inservíveis e entulho de construção”, acrescenta.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/12/27/cuidados-simples-previnem-o-aparecimento-de-animais-sinantropicos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original