Chuvas: Prefeitura e Defesa Civil mobilizadas com força-tarefa

Publicada em 28/12/2022 às 16:24

Na manhã desta quarta-feira (28), o Prefeito Luiz Fernando Machado se reuniu com o Coronel Gimenez, coordenador da Defesa Civil, e demais gestores e diretores para monitorar os impactos das fortes chuvas que atingiram Jundiaí nesta madrugada, além de traçar estratégias preventivas para lidar com a situação nos próximos dias.

Segundo a Defesa Civil, a quantidade de chuva registrada neste mês já é maior que a média de dezembro nos últimos 10 anos.

Durante a reunião, o chefe do executivo ressaltou a importância do trabalho com foco na proteção das pessoas. “As equipes da Prefeitura devem, primordialmente, atuar com o propósito de proteção da vida. Vamos monitorar de forma constante a situação para reduzir todos os impactos possíveis”, afirmou Luiz Fernando.

Luiz Fernando e equipe estiveram reunidos para monitorar os impactos da chuva e traçar estratégias preventivas

As ações preventivas tiveram início ainda no período de seca, quando foram feitas a limpeza de bocas de lobo, hidrojateamento e desassoreamento de córregos. Segundo a Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), apenas no segundo semestre de 2022 foram realizados 58 km de desassoreamento de rios e córregos, entre os bairros Jundiaí Mirim, Novo Horizonte, Vila Esperança, Caxambu, Colônia, Vianelo, Corrupira, Rio Acima, Mato Dentro, Traviú, Santa Gertrudes e Castanho. Já em limpeza e manutenção de bocas de lobo somam mais de 10,5 mil pontos limpos. Desse montante, 2,5 mil receberam o hidrojateamento, que é a limpeza adicional com a água pressurizada.

“Com o grande volume de chuvas que já caíram neste mês, é possível afirmar que as ações de prevenção foram fundamentais para evitar grandes problemas”, avaliou Gimenez

Hidrojateamento foi uma das ações preventivas realizadas pela Prefeitura de Jundiaí

Segundo a Defesa Civil de Jundiaí, nas últimas 12 horas foram registrados 108 milímetros de precipitação, e um acumulado de 184 milímetros nas últimas 72 horas. Com isso, a cidade acionou o Estado de Atenção, que é caracterizado por chuvas acima dos 80 milímetros. Até a manhã desta quarta, 13 ocorrências foram atendidas e outras estão em andamento. A Avenida Antônio Pincinato foi um dos pontos que recebeu maior volume de água. Outros trechos de alagamentos e lama em vias urbanas recebem limpeza ao longo do dia.

Também estiveram presentes à reunião os gestores José Antonio Parimoschi (Governo e Finanças), Dr. Gustavo Maryssael (Casa Civil) e Adilson Rosa (Infraestrutura e Serviços Públicos); a gestora-adjunta da Unidade de Gestão e Assistência e Desenvolvimento Social, Franciellem Germano; o superintendente da Fumas, José Galvão de Braga Campos, o Tico; o diretor do Departamento de Obras, Edilson Chrispim; além do diretor de transporte, Leslie Tealdi Litano, e o diretor de trânsito, Esdras Benedito Cintra Júnior.

Ligue 199
Em caso de necessidade, a população pode contatar a Defesa Civil pelo número 4589-0666 ou o 199. Para obter mais orientações sobre o que fazer antes, durante e depois do período de chuvas intensas e, também, os demais tipos de desastres, a Defesa Civil mantém o aplicativo “Alerta SP”, disponível para download nos sistemas Android e IOS. Alertas de risco também são enviados por SMS: basta enviar uma mensagem com o CEP da localidade desejada para o número 40199.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/12/28/chuvas-prefeitura-e-defesa-civil-mobilizadas-com-forca-tarefa/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original